Redes Sociais

Rio ou Santana? O que sabemos no distrito de Braga (um dos mais preponderantes)

Região

Rio ou Santana? O que sabemos no distrito de Braga (um dos mais preponderantes)

As eleições internas no PSD devem ser, à partida, no distrito de Braga, renhidas, dada a repartição dos «pesos pesados» pelas duas candidaturas. São 6830 os militantes inscritos, no distrito de Braga, nos cadernos eleitorais do PSD para as eleições internas, onde podem escolher entre Pedro Santana Lopes e Rui Rio.

Santana Lopes tem apoio do presidente de Famalicão, Paulo Cunha, que lidera a maior concelhia do distrito. Em Braga, colhe o suporte do «histórico» local, João Granja e do líder parlamentar e presidente da Concelhia, Hugo Soares. Mas os militantes locais estão divididos já que a maioria dos que são próximos de Ricardo Rio – que não apoia nenhum – , nomeadamente Firmino Marques e Rui Morais, estão com Rui Rio. Já em Guimarães, o líder local André Coelho Lima é apoiante de Rui Rio.
Em Barcelos, o segundo maior em número de militantes, haverá uma divisão entre as duas candidaturas. As lideranças das secções da Póvoa de Lanhoso, Amares, Esposende, Celorico e Cabeceiras de Basto apoiam Santana. As de Vizela, Póvoa de Lanhoso estão com Rui Rio. O mesmo sucede em Vila Verde, onde o presidente da Concelhia, Rui Silva apoia Rio. Mas, aqui, a maioria dos presidentes das juntas de freguesia, com exceção de Cervães, apoia Santana. Em Fafe, haverá, também, uma repartição de influências.

O distrito elege 70 delegados nos 14 concelhos, melhor nos 13, já que o de Terras de Bouro não elege nenhum, devido ao escasso número de membros, que tem, apenas 32.

A secção com mais militantes é a de Famalicão,
com 1773 (14 delegados), seguida da de Barcelos com 1402 (11 delegados), Braga, com 1192 (10), Vila Verde com 1168 (10). Seguem-se as secções concelhias de Celorico de Basto com 611 (05), Guimarães com 518 (05), Póvoa de Lanhoso, com 272 inscritos (03), Póvoa de Lanhoso, com 272 (03), Amares com 266 (03), Esposende com 179 (02), Fafe com 176 (02), Cabeceiras de Basto com 110 (02),Vieira do Minho com 92 (02), Vizela com 39 (01) e Terras de Bouro com 32 (0).

Mais Região