Seguir o O MINHO

Região

Rio ou Santana? O que sabemos no distrito de Braga (um dos mais preponderantes)

em

As eleições internas no PSD devem ser, à partida, no distrito de Braga, renhidas, dada a repartição dos «pesos pesados» pelas duas candidaturas. São 6830 os militantes inscritos, no distrito de Braga, nos cadernos eleitorais do PSD para as eleições internas, onde podem escolher entre Pedro Santana Lopes e Rui Rio.


Santana Lopes tem apoio do presidente de Famalicão, Paulo Cunha, que lidera a maior concelhia do distrito. Em Braga, colhe o suporte do «histórico» local, João Granja e do líder parlamentar e presidente da Concelhia, Hugo Soares. Mas os militantes locais estão divididos já que a maioria dos que são próximos de Ricardo Rio – que não apoia nenhum – , nomeadamente Firmino Marques e Rui Morais, estão com Rui Rio. Já em Guimarães, o líder local André Coelho Lima é apoiante de Rui Rio.
Em Barcelos, o segundo maior em número de militantes, haverá uma divisão entre as duas candidaturas. As lideranças das secções da Póvoa de Lanhoso, Amares, Esposende, Celorico e Cabeceiras de Basto apoiam Santana. As de Vizela, Póvoa de Lanhoso estão com Rui Rio. O mesmo sucede em Vila Verde, onde o presidente da Concelhia, Rui Silva apoia Rio. Mas, aqui, a maioria dos presidentes das juntas de freguesia, com exceção de Cervães, apoia Santana. Em Fafe, haverá, também, uma repartição de influências.

O distrito elege 70 delegados nos 14 concelhos, melhor nos 13, já que o de Terras de Bouro não elege nenhum, devido ao escasso número de membros, que tem, apenas 32.

A secção com mais militantes é a de Famalicão,
com 1773 (14 delegados), seguida da de Barcelos com 1402 (11 delegados), Braga, com 1192 (10), Vila Verde com 1168 (10). Seguem-se as secções concelhias de Celorico de Basto com 611 (05), Guimarães com 518 (05), Póvoa de Lanhoso, com 272 inscritos (03), Póvoa de Lanhoso, com 272 (03), Amares com 266 (03), Esposende com 179 (02), Fafe com 176 (02), Cabeceiras de Basto com 110 (02),Vieira do Minho com 92 (02), Vizela com 39 (01) e Terras de Bouro com 32 (0).

Anúncio

Alto Minho

Parou de chover mas regressam os incêndios em Arcos de Valdevez

Incêndio florestal

em

Foto: Facebook de Bombeiros de Arcos de Valdevez

A chuva deu tréguas mas os incêndios regressaram. Esta noite, cerca das 20:00 horas, um incêndio deflagrou em zona de floresta na freguesia de Cabreiro, em Arcos de Valdevez.

Para o local foram imediatamente mobilizados dez operacionais e três viaturas dos Bombeiros de Arcos de Valdevez, para debelar as chamas.

Pelas 20:28, o fogo lavra em zona de mato, ainda não se encontrando dominado.

Também em Esposende, ao início da noite, uma queima descontrolou-se e deu origem a um pequeno incêndio, em Apúlia. No local estão quatro bombeiros apoiados por uma viatura.

Continuar a ler

Ave

Ator Nuno Lopes recebe Prémio Carreira em Famalicão

YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão

em

Foto: DR

A 6.ª edição do YMotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, a decorrer de 02 a 07 de novembro, vai atribuir pela primeira vez o Prémio Carreira, que entrega ao ator Nuno Lopes, anunciou hoje a organização.

“Um dos talentos portugueses mais conceituados nacional e internacionalmente, com uma vasta carreira em cinema, teatro e televisão”, afirma o festival organizado pelo pelouro da juventude do Município de Vila Nova de Famalicão, que promete “para breve” o anúncio da programação do YMotion 2020.

O Festival YMotion dedica a programação a produções de jovens dos 12 aos 35 anos. As sessões realizam-se na Casa da Juventude de Famalicão, no Centro de Estudos Camilianos, na Fundação Castro Alves e, este ano, por causa da pandemia, também será adotado o “formato digital”.

Continuar a ler

Alto Minho

Secretária de Estado esteve em Arcos de Valdevez e andou no Baloiço do Mezio

Turismo

em

Foto: Divulgação / JF Cabana Maior

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, foi a mais recente utilizadora do Baloiço do Mezio, na freguesia de Cabana Maior, em Arcos de Valdevez.

A governante visitou esta quinta-feira a Porta do Mezio para acompanhar “de perto” projetos que se encontram em execução na área do turismo, “nomeadamente, a construção do futuro Parque Biológico do Mezio”, avançou a Junta de Freguesia. Os intervenientes deslocaram-se ao longo do percurso em bicicleta.

Foto: Divulgação / JF Cabana Maior

Foto: Divulgação / JF Cabana Maior

Foto: Divulgação / JF Cabana Maior

Foto: Divulgação / JF Cabana Maior

Foto: Divulgação / JF Cabana Maior

Foto: Divulgação / JF Cabana Maior

Foto: Divulgação / JF Cabana Maior

A visita foi acompanhada pelo presidente do Turismo Porto e Norte, Luis Pedro Martins, pelo presidente da Câmara de Arcos de Valdevez, João Manuel Esteves, pelos vereadores Olegario Gonçalves e Emília Cerdeira, pelo presidente da Junta de Freguesia de Cabana Maior, Joaquim Campos e pelo coordenador da Porta do Mezio, Pedro Teixeira.

Continuar a ler

Populares