Rio Este, em Braga, outra vez pintado de branco

Poluição

Uma nova descarga poluente no rio Este foi detetada nesta quarta-feira, na cidade de Braga, com a água a ficar manchada de branco, como documentam as imagens enviadas a O MINHO.

Cerca das 13:00 horas, um leitor de O MINHO detetou um “líquido branco e mal-cheiroso” a sair de um bocal junto à Repsol, do lado das piscinas municipais da Rodovia.

“Era muito mal cheiroso e parecia que o rio se tinha transformado em leite”, disse o leitor, depois de ter apresentado denúncia nas autoridades competentes.

Foto cedida a O MINHO
Foto cedida a O MINHO

Segundo recente levantamento feito por O MINHO, a brigada verde da GNR, ou SEPNA (Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente), recebeu 125 denúncias de descargas no rio Este, nos últimos cinco anos.

As autoridades dirigem-se ao local e efetuam autos, com a descrição da descarga, tentam rastreá-la e comunicam o sucedido à Agência Portuguesa do Ambiente. A média são duas contaminações mensais.

Apesar das descargas detetadas, em 2020 apenas uma empresa foi autuada, com uma contraordenação muito grave. No ano de 2019, foram três as empresas multadas por contaminar o rio Este. Existem empresas reincidentes, apesar de o valor das contraordenações, muito graves, atingirem o valor de 144 mil euros.

A canalização das águas pluviais da cidade está, na sua maioria, dirigida diretamente para o rio. O SEPNA nota, no entanto, que o número de descargas poluentes tem vindo a reduzir ao longo dos anos, e o trabalho de fiscalização do rio foi intensificado.

As principais indústrias e atividades económicas associadas à contaminação do curso de água são as tinturarias, as mecânicas, o têxtil e as metalúrgicas, segundo as autoridades competentes.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x