O regresso de episódios de precipitação abundante neste sábado provocou o aumento do caudal dos rios, conforme havia avisado a Proteção Civil nacional, embora a preocupação fosse direcionada para as linhas de água de maior dimensão, como o Minho, Lima, Cávado ou Ave.
No centro de Braga, o rio Este já galgou as margens, e em alguns locais é impossível percorrer a ecovia que o ladeia, existindo até bastante pressão no caudal. Nas redes sociais, foram partilhadas algumas imagens registadas ao final da manhã que mostram o leito a transbordar, chegando perto das vias rodoviárias.


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil avisou que, com base em informação da Agência Portuguesa do Ambiente, ocorrerá nas próximas horas um aumento do caudal de várias bacias hidrográficas, sobretudo no norte e centro do país, podendo “causar inundações nas zonas ribeirinhas e nas zonas urbanas historicamente vulneráveis”.
Nesta previsão estão incluídas as bacias hidrográficas do rio Minho, com possibilidade de inundações em Caminha, Monção e Valença, no rio Lima e na sub-bacia do rio Vez, do Cávado e rio Homem, do Ave, Douro, Vouga e Mondego.