O autarca de Braga, Ricardo Rio, sublinhou que é impossível evitar inundações em estradas, como aquelas que ocorreram na noite de quarta-feira.
Em declarações à RUM, considera que “não há maneira de mitigar” o problema quando o rio Este galga as margens, como aconteceu em vários pontos do seu curso urbano.
Como O MINHO noticiou, na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, uma das principais vias da cidade, o trânsito teve de ser cortado. A inibição da circulação é, segundo o edil, a única solução quando existem fenómenos de pluviosidade tão intensos.
“Em 2014, recordo-me de imagens exatamente iguais. Quando há um nível de pluviosidade tão intenso em pouco tempo, como ontem aconteceu, não há infraestrutura de drenagem suficiente. Sabemos que ela vai acontecer, temos é que impedir que cause danos”, notou o presidente da Câmara.
Na noite de ontem, “duas ou três viaturas” ficaram retidas na água. “Temos que evitá-las ao máximo mas, felizmente, não foram muito gravosas e temos que reconhecer o trabalho que foi feito no terreno para minimizar imediatamente todos os impactos”, frisou.
No concelho de Braga terão havido cerca de 30 ocorrências relacionadas com o mau tempo e que necessitaram de intervenção das autoridades.