Arquivo

Ricardo Rio descarta saída de Braga da Associação Nacional dos Municípios

Autarca considera que nova liderança merece “voto de confiança”
Ricardo rio descarta saída de braga da associação nacional dos municípios
Foto: Arquivo

O presidente da Câmara de Braga disse hoje respeitar a decisão do Porto de abandonar a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), mas sublinhou que a liderança de Luísa Salgueiro “merecia um voto de confiança por mais algum tempo”.

Em declarações à Lusa, Ricardo Rio (PSD) acrescentou que a ANMP está, “aparentemente, a viver um momento de alguma reativação, depois de alguns anos de inércia total”.

“Porventura, a equipa de Luísa Salgueiro merecia esse voto de confiança por mais algum tempo, para se perceber se a sua capacidade de interlocução com o Governo e de defesa dos interesses das autarquias e das pessoas era diferente, como aparentemente está a ser, daquele que se verificou num passado recente”, referiu.

A Assembleia Municipal do Porto aprovou, na noite de segunda-feira, a saída da autarquia da ANMP com os votos favoráveis dos independentes liderados por Rui Moreira, CHEGA e PSD e contra de BE, PS, CDU e PAN.

A 12 de abril, quando fez conhecer a sua vontade de abandonar aquele organismo, Rui Moreira disse que não se sentia em condições para passar “um cheque em branco” à ANMP para negociar com o Governo a transferência de competências.

Para Rui Moreira, foi “total” o “fracasso” da ANMP em representar os municípios no processo de descentralização de competências do Estado.

O presidente da Câmara de Braga reconhece que o processo de transferência de competências tem tido “inúmeras falhas”, mas pôs de parte a hipótese de, neste momento, o município que lidera sair da ANMP.

“Respeito, obviamente, a opção dos órgãos municipais do Porto, é uma decisão completamente legítima, independentemente de, neste momento, eu achar que seria importante dar um sinal de maior unidade das autarquias, num momento em que a ANMP está, aparentemente, a viver um momento de alguma reativação, depois de alguns anos de inércia total”, acrescentou.

Ricardo Rio aludiu à discussão do Orçamento do Estado para 2022 como um “excelente exemplo de uma outra capacidade de concretização e diálogo que a ANMP teve em relação ao passado”.

Referiu-se, nomeadamente, ao aumento das verbas para a educação.

“Não foi suficiente mas, obviamente, representa uma melhoria daquilo que existia. A situação final após a aprovação do OE é claramente melhor do que aquela que tínhamos antes”, admitiu.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Duas mulheres feridas em despiste na a28 em viana

Duas mulheres feridas em despiste na A28 em Viana

Próximo Artigo
Autarca de viana critica saída do porto da associação nacional de municípios

Autarca de Viana critica saída do Porto da Associação Nacional de Municípios

Artigos Relacionados