Seguir o O MINHO

Braga

Ricardo Rio defende cooperação estratégica Portugal-Espanha no Parlamento Europeu

em

Ricardo Rio defendeu, no Parlamento Europeu, que a cooperação estratégica entre Portugal e Espanha é fundamental para cumprimento dos objetivos europeus e para o crescimento económico do Noroeste Peninsular. O presidente do Eixo Atlântico e presidente da Câmara Municipal de Braga foi uma das personalidades que marcaram presença na iniciativa Open Days – Semana Europeia das Regiões e Cidades, que teve lugar em Bruxelas.

Após 25 anos de cooperação transfronteiriça Europeia, Ricardo Rio destacou as “significativas mudanças socioeconómicas” que se verificam na Península Ibérica. Nesse sentido, o autarca bracarense lembrou que “a distribuição dos fundos comunitários deve ser feita de forma criteriosa para alcançarmos um verdadeiro mercado único que promova o crescimento económico e a criação de emprego nas regiões fronteiriças”.

Ricardo Rio referiu, ainda, que o Laboratório Internacional de Nanotecnologia (INL) é um “excelente exemplo de como um verdadeiro projeto de cooperação transfronteiriça pode ter um impacto tremendo numa sociedade global”.

A ligação entre as áreas urbanas e as rurais e os desafios que o Mundo Rural enfrenta, também foram temas abordados por Ricardo Rio. O “desenvolvimento integrado do território” e a “conjugação das atividades próprias das zonas rurais”, como o artesanato, a atividade agrícola e o turismo, com os grandes eventos proporcionados pelas grandes zonas urbanas são, segundo o autarca, “exemplos de interação entre Regiões e que contribuem para garantir a sustentabilidade e desenvolvimento económico”.

“Temos desenvolvido diversas estratégias de afirmação do Norte de Portugal e da Galiza que incidem sobre os produtos locais, a gastronomia, o património e os eventos. Essas estratégias já são vistas como um exemplo a seguir, pois têm a virtude de respeitar a identidade de cada Região e tendem a complementar-se”, concluiu Ricardo Rio.

O evento, organizado conjuntamente pela Comissão Europeia e pelo Comité das Regiões, constitui-se numa plataforma para a discussão e debate sobre o contributo das estratégias de investimento dos Estados-Membros para o crescimento das Regiões.

A edição deste ano teve por lema ‘Regiões e Cidades da Europa: Parceiros para o Investimento e o Crescimento’, cujo programa foi estruturado em torno de três eixos temáticos: Modernizar a Europa, Regiões em atividade, Lugares e espaços.

Os Open Days têm continuidade em várias localidades, sendo que Braga acolhe, no próximo dia 28 de outubro, no Bom Jesus, uma conferência que abordará a integração entre as áreas rurais e urbanas.

Anúncio

Populares