Ricardo Horta foi dispensado da seleção nacional por lesão, acabou de anunciar a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).
Em comunicado, a FPF revela que o capitão do SC Braga “foi dado como indisponível pela Unidade de Saúde e Performance pelo que deixou esta terça-feira o estágio da Seleção Nacional que prepara a dupla jornada da fase de qualificação do Euro’24”.
“O internacional português fez exame esta manhã o qual indicou não ser recuperável para participar em nenhum dos jogos da Seleção – sexta feira com a Eslováquia e segunda-feira com a Bósnia – pelo que foi dispensado”, acrescenta.
O MINHO sabe que se trata de sobrecarga muscular, tendo sido dispensado para não correr riscos.
Vai fazer tratamento e manter-se em gestão de esforço.
O jogador do SC Braga já tinha falhado o treino de segunda-feira, na Cidade do Futebol, em Oeiras, que marcou o arranque dos trabalhos da equipa de Roberto Martínez para o duelo de sexta-feira com a Eslováquia.
Na lista de convocados inicial estava igualmente incluído Raphaël Guerreiro, mas o lateral do Bayern Munique nem se juntou aos trabalhos da seleção nacional depois de se ter lesionado num apronto dos germânicos, ficando agora Martínez com 24 jogadores presentes no estágio.
Ainda hoje, a seleção nacional volta a treinar, às 18:00, na Cidade do Futebol, com os primeiros 15 minutos abertos à comunicação social.
Portugal defronta a Eslováquia na sexta-feira, no Estádio do Dragão, no Porto, às 19:45, e, em caso de vitória, garante automaticamente a qualificação para a fase final do próximo Europeu. Três dias depois, no dia 16, a seleção nacional joga na Bósnia-Herzegovina, às 19:45 (hora de Lisboa).
Após seis jornadas, a equipa lusa continua totalmente vitoriosa e lidera o Grupo J com 18 pontos, mais cinco do que a Eslováquia, segunda classificada. O Luxemburgo é terceiro, com 10, seguido de Bósnia e Islândia, ambas com seis, e do Liechtenstein, ainda sem pontos.
Além de seis triunfos no mesmo número de partidas, a equipa de Roberto Martínez leva um registo de 24 golos marcados e nenhum sofrido.
Em novembro, Portugal fecha a fase de apuramento com uma deslocação ao Liechtenstein e a receção à Islândia.
Os dois primeiros lugares do agrupamento dão acesso direto à fase final do Euro2024.