Seguir o O MINHO

Região

Ricardo Arieira (Viana) e Rafael Pinto (Braga) cabeças de lista do PAN

Eleições Legislativas

em

Fotos: DR

O deputado único do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), André Silva, vai voltar a ser o cabeça de lista por Lisboa nas eleições legislativas de 06 de outubro, anunciou hoje o próprio.


Em Viana do Castelo, o cabeça de lista será Ricardo Arieira, consultor de políticas europeias.

“O partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN) trouxe uma lufada de ar fresco para o panorama político nacional”artigo de opinião de Ricardo Arieira no jornal MINHO DIGITAL (28 de junho, 2019)

Por Braga, o PAN candidata Rafael Pinto, jovem de 23 anos de Celorico de Basto, que é o mais novo cabeça de lista do partido.

Numa conferência de imprensa que decorreu na sede do partido, em Lisboa, André Silva elencou os cabeças de lista a todos os 23 círculos eleitorais, e salientou que o objetivo passa por “reforçar a representação parlamentar” do partido, para formar um grupo parlamentar na Assembleia da República (para isso são necessários dois mandatos) “e fazer avançar as causas” que defendem.

Para tal, o porta-voz do PAN assumiu que os “distritos de Lisboa, Porto e Setúbal são aqueles que, à partida, podem garantir esse resultado”.

“Mas o objetivo é, de facto, ter mais confiança das portuguesas e dos portugueses para continuar a fazer o nosso trabalho, independentemente do número de deputados que consigamos alcançar”, advogou.

Eleições: PAN disponível para diálogos com quem vencer legislativas, “seja o PS ou outro”

Como “número dois” em Lisboa, o PAN apresenta Inês Sousa Real, jurista, ex-provedora dos animais na capital e atual deputada à Assembleia Municipal de Lisboa.

A lista de candidatos que o PAN apresenta pela capital inclui também o assistente de design gráfico Pedro Silva (em quinto lugar), que, “se for eleito, será o primeiro deputado surdo na Assembleia da República”, apontou André Silva.

Pelo Porto, a cabeça de lista será Bebiana Cunha, psicóloga e eleita municipal daquele concelho.

A lista pelo círculo eleitoral de Setúbal será encabeçada por Cristina Rodrigues, advogada e membro da Comissão Política Nacional, nome envolto em polémica no final do ano passado devido a uma alegada ligação grupo Intervenção e Resgate Animal (IRA).

Na conferência de imprensa, André Silva destacou também que as listas do PAN são constituídas por “129 homens e por 164 mulheres, com idades entre os 20 e os 67 anos”, e que estes candidatos, “das mais diversas áreas”, são “capazes de responder aos desafios da próxima legislatura”.

Em Aveiro, o cabeça de lista será Filipe Cayolla, em Beja Inês Campos, em Bragança Paul Summers, em Castelo Branco Rebeca Lopes, em Coimbra Sandra do Carmo, em Évora Luís Teixeira, em Faro Paulo Baptista, na Guarda Liliana Santos, em Leiria Rui Prudêncio, em Portalegre Jorge Alcobia, em Santarém Pedro Machado, em Viana do Castelo Ricardo Arieira, em José Castro, em Vila Real José Castro e em Viseu Carolina Almeida.

Pelas ilhas, Ana Mendonça será a primeira candidata pela Madeira e Pedro Neves pelos Açores, enquanto Gonçalo Galvão Gomes encabeça a lista pelo círculo da Europa e Catarina Ressurreição pelo círculo fora da Europa.

Num rápido balanço da legislatura que este ano termina, o único eleito desta força política na Assembleia da República apontou que “estes quatro anos demonstraram a importância do PAN no panorama politico português”, uma “força política [que é agora] reconhecida” pelo trabalho desenvolvido.

Isto porque, na ótica de André Silva, este período “ficou marcado por avanços legislativos em áreas que, até então, foram menosprezadas ou mesmo esquecidas”.

O porta-voz destacou ainda o facto de “o PAN ter conseguido provocar debate político e social sobre temas que não eram habituais” e de o ambiente, atualmente, ser “um campo político autónomo e que ganha força e centralidade social com os agentes políticos a introduzirem este tema nos seus programas e nas suas narrativas, o que é extremamente positivo”.

Anúncio

Região

Risco elevado de exposição a raios ultravioleta nos distritos de Braga e Viana

IPMA

em

Foto: DR / Arquivo

Dez distritos de Portugal continental e a ilha da Madeira apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco extremo estão os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda, Coimbra, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Beja e a ilha da Madeira.

Para estes distritos com risco extremo, o IPMA recomenda que se evite o mais possível a exposição ao sol.

Ainda no continente, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Leiria, Lisboa, Setúbal e Faro estão sujeitos a níveis muito elevados de exposição à radiação UV.

As ilhas do Porto Santo, Faial e Flores (nos Açores) estão com níveis muito elevado e S. Miguel e Terceira (Açores) apresentam risco elevado.

Para as regiões com risco muito elevado, o IPMA aconselha a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Continuar a ler

Braga

Faz hoje um ano que o Bom Jesus de Braga foi classificado Património Mundial da UNESCO

Efeméride

em

Foto: DR / Arquivo

Neste dia, 7 de julho, no ano passado, o Santuário do Bom Jesus, em Braga, era classificado como Património Cultural Mundial da UNESCO.

A decisão foi tomada na 43.ª Sessão do Comité do Património, Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), que decorreu em Baku, no Azerbaijão.

Na mesma data, também o conjunto composto pelo Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Tapada de Mafra também receberam igual classificação.

Santuário do Bom Jesus classificado Património Mundial da UNESCO

A Confraria do Bom Jesus vai assinalar, esta terça-feira, a celebração do primeiro aniversário do Santuário do Bom Jesus como Património Mundial da UNESCO.

Assim, pelas 11:00 horas, dá-se a inauguração do Espaço Museológico do Coro Alto e Torre Sineira, com a presença do arcebispo D. Jorge Ortiga e do presidente da Câmara de Braga. Ricardo Rio.

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: O MINHO

Foto: DR

Foto: DR

Pelas 12:00 horas, será realizado o toque dos Sinos da Basílica do Bom Jesus. Pelas 18:00 horas, uma sessão de parabéns ao Bom Jesus pelo Coro Académico da Universidade do Minho, com transmissão online.

Santuário do Bom Jesus classificado Património Mundial da UNESCO

Para finalizar as cerimónias, a partir das 18:15 horas, inicia o webinar “Bom Jesus Património Mundial: onde estamos e para onde vamos?”, também com transmissão online.

Continuar a ler

Braga

Juventude Popular de Braga reeleita melhor Concelhia do país

Política

em

Foto: DR / Arquivo

A Juventude Popular de Braga foi distinguida, no último Conselho Nacional, em Ponte de Lima, como a Melhor Concelhia do país, tendo-lhe sido atribuído, pelo segundo ano consecutivo, o Prémio Adelino Amaro da Costa.

Em comunicado, a Juventude Popular de Braga considera que “este prémio é o reconhecimento interno que culmina de um ano de trabalho, espírito de equipa e responsabilidade”.

“A Juventude Popular de Braga agradece a todos os dirigentes, militantes e simpatizantes, que cada dia dão o melhor de si em prol da estrutura, do Partido, da cidade e do país”, refere o comunicado na sua página de Facebook, citando o fundador do CDS, que dá nome ao prémio, Adelino Amaro da Costa: “A Juventude não é instalada”.

Continuar a ler

Populares