Seguir o O MINHO

Região

Revelada lista das iguarias candidatas às 7 Maravilhas da Nova Gastronomia

Sete do distrito de Braga e sete de Viana

em

Bacalhau confitado em azeite, de Renato Cunha. Foto: Facebook de Renato Cunha / Arquivo

Foram hoje reveladas as 140 iguarias escolhidas que vão concorrer nas finais do concurso “7 Maravilhas da Nova Gastronomia”. De cada distrito, foi escolhida uma iguaria por entre sete diferentes categorias. Destaque para o restaurante Ferrugem, em Famalicão, selecionado em três categorias distintas.

Na categoria “Petiscos”, marcam presença os Queques de Alheira – receita de João Pupo Lameiras e servidos na Casa de Pasto das Carvalheiras, em Braga – e a Tábua de Polvo  do restaurante Baptista, em Caminha, confecionado por Manuel Felgueiras.

Em culinária “Vegetariana”, o restaurante Cor de Tangerina, em Guimarães, surge com o prato Arroz de Feijoca, Boletos e Queijo da Ilha, a cargo de Liliana Duarte & Álvaro Dinis Mendes. De Viana do Castelo surge o Arroz Mar e Montanha, de André Campelo, servido no restaurante Louro.

Na categoria “Vegana”, surge novamente o Cor de Tangerina, em Guimarães, com o prato Mil-Folhas de Batata, Cantarelos e Bolota, desenvolvido por Liliana Duarte & Álvaro Dinis Mendes. Viana está representada nesta categoria com um Trio de Cogumelos com Tarrestre e Grelos , feito por Carmélia Martins, no estabelecimento Jenny & Carmie.

No “Peixe e Marisco”, destaque para o Arroz de Ovas de Ouriço-do-Mar , da Deolinda Ferreira, servido na Tasquinha da Linda, em Viana do Castelo. Desde Famalicão, surge na lista o Bacalhau Confitado em Azeite, de Renato Cunha, servido no restaurante Ferrugem.

Este restaurante de Famalicão surge novamente em destaque como um dos selecionados na categoria de Carne”, com o Rojão e Sarrabulho de Cogumelos do Renato Cunha. Na lista está também o Lombo de Boi com Frutos do Bosque, de Rúben Oliveira, servido no Pecado Capital, em Viana do Castelo.

E como não há duas sem três, na categoria “Cozinha Molecular”, novamente Renato Cunha e o restaurante Ferrugem, de Famalicão, com um prato Tributo a Rui Moura Alves. Desde Cerveira, nesta categoria, surge também o Veado no Bosque, de Gonçalo Araújo, do restaurante Dom Júlio.

Por fim, na categoria “Doçaria”, surge Barcelos, com o Bolo de Queijo com Alvarinho, feito por António Barbosa, da pastelaria A Colonial, e Caminha, com A Torta de Laranja do Meira, de André Barreto, servida no Hotel Meira, em Vila Praia de Âncora.

A Organização das 7 Maravilhas de Portugal, em comunicado, diz ter recebido a sugestão de 1.147 candidaturas dedicadas à Nova Gastronomia.

“O Painel de Especialistas composto por 140 elementos de todos os 18 distritos e 2 regiões autónomas, teve a função de efetuar a primeira seleção dos estabelecimentos, reduzindo a lista para 7 restaurantes e chefes candidatos por distrito e regiões autónomas em cada uma das 7 categorias”, explica.

As 140 Iguarias Finalistas Regionais serão apresentadas amanhã, 08 de julho, por Sónia Araújo e José Carlos Malato, a partir da Maia, numa emissão da RTP 1, à qual se junta a repórter Rita Belinha e que poderá acompanhar ao longo do dia.

A partir de 12 de julho terão lugar as respetivas eliminatórias regionais num total de 14 programas transmitidos em direto no daytime da RTP, a partir de várias regiões do país, onde serão apurados 7 candidatos por categoria, num total de 49 pré-finalistas.

Populares