Seguir o O MINHO

Alto Minho

Retrato da luta de garranos no Gerês vence concurso nacional da Wikipédia

Pela lente de Norberto Esteves, natural de Melgaço

em

Foto: Norberto Esteves

O fotógrafo de Melgaço Norberto Esteves foi esta semana reconhecido pela Wikimedia (que gere a Wikipedia) com o primeiro prémio no concurso Wiki Loves Earth Portugal na categoria “Paisagens”, que é também a principal do concurso. O retrato foi captado no Parque Nacional da Peneda-Gerês, mostra a luta entre dois garranos na serra, e irá agora representar Portugal numa competição entre 38 países.

Na altura em que tirou a fotografia, Norberto Esteves explicou que apesar de andar à procura do lobo-ibérico, acabou por se encantar por uma família de cavalos garranos, capturando o momento em que um equídeo estranho ao grupo acabou por iniciar uma luta com o ‘macho dominante’.

Foto: Norberto Esteves

Para além deste prémio, que equivale ao valor de 500 euros e divulgação sob a batuta  da Wikimedia Commons, banco de fotografias da Wikipédia acedida em todo o mundo, Norberto conquistou ainda o primeiro prémio na categoria “Vida Selvagem”, com uma foto de uma coruja-do-nabal captada na Ria Formosa, no Algarve, onde o fotografo minhoto reside há vários anos, administrando lá uma empresa.

No juri estavam nomes reputados como os fotojornalistas portugueses Rodrigo Cabrita (JN/OJogo/DN) e Jorge Nunes, que é também professor de biologia, ou o biólogo da Universidade do Porto, José Teixeira.

Encontro ‘imediato’ com coruja-do-nabal vale prémio a fotógrafo de Melgaço

Ao todo, o concurso deste ano contou com 113 participantes, totalizando 1.336 fotografias. Para além da foto de Norberto, outras 13 fotografias portuguesas vão à fase internacional do concurso, disputada por entre fotógrafos de 38 países.

EM FOCO

Populares