Resultados da autonomia curricular de 230 escolas apresentados na UMinho

Resultados da autonomia curricular de 230 escolas apresentados na uminho

O ministro da Educação, Brandão Rodrigues está presente no seminário “Currículo, Inovação e Flexibilização”, marcado para 6 e 7 de julho, em Braga, anunciou esta sexta-feira a Universidade do Minho.

A Reitoria adiantou que, “os resultados do projeto-piloto de flexibilidade e autonomia curricular em 230 escolas do país vão ser apresentados a 6 e 7 de julho, na Universidade, no seminário “Currículo, Inovação e Flexibilização”.

Projeto que, “quer combater o insucesso escolar, incluindo, por exemplo, professores de várias disciplinas a lecionar na mesma sala, em simultâneo e de forma quase individualizada”. O evento conta na abertura com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e no fecho com o secretário de Estado da Educação, João Costa. A iniciativa é organizada pelo Departamento de Estudos Curriculares do Instituto de Educação (IE) da UMinho, com apoio do Centro de Investigação em Educação (CIEd).

A abertura está marcada para 6 de julho, às 14:30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, com o ministro Tiago Brandão Rodrigues, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente do IE, José Augusto Pacheco. A conferência inaugural “Flexibilidade curricular em análise: da oportunidade a uma prática consistente” cabe a Cândido Varela de Freitas, da UMinho. Segue-se uma mesa redonda com os professores Carlinda Leite, Jesus Maria de Sousa, Luís Tinoca e António Gomes Ferreira, respetivamente das universidades do Porto, da Madeira, de Lisboa e de Coimbra. Pelas 19h00 são lançados os livros “Estudos Curriculares” e “Dimensões dos Processos Educacionais: da Epistemologia à Profissionalidade Docente”.

O programa passa no dia seguinte para o auditório do IE. Inicia às 9:00 com comunicações livres e, às 10:45, há uma mesa redonda com Jorge Morais (Ministério da Educação), Filinto Lima (presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), Luís Fernandes (Agrupamento de Escolas do Freixo – Ponte de Lima) e Helena Queirós (Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga). De tarde destaca-se às 16:15 a conferência “Inovação e flexibilização curriculares como acontecimento”, por José Augusto Pacheco (UMinho), e, às 17h15, a sessão de encerramento, com o secretário de Estado da Educação, a vice-reitora da UMinho para a Educação, Margarida Casal, e a diretora do CIEd, Laurinda Leite.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior

Incêndio urbano provoca danos em Braga

Próximo Artigo
Prisão preventiva para mulher suspeita de matar sexagenária em ponte de lima

Prisão preventiva para mulher suspeita de matar sexagenária em Ponte de Lima

Artigos Relacionados