Seguir o O MINHO

Braga

Resultados da autonomia curricular de 230 escolas apresentados na UMinho

em

Foto: DR

O ministro da Educação, Brandão Rodrigues está presente no seminário “Currículo, Inovação e Flexibilização”, marcado para 6 e 7 de julho, em Braga, anunciou esta sexta-feira a Universidade do Minho.

A Reitoria adiantou que, “os resultados do projeto-piloto de flexibilidade e autonomia curricular em 230 escolas do país vão ser apresentados a 6 e 7 de julho, na Universidade, no seminário “Currículo, Inovação e Flexibilização”.

Projeto que, “quer combater o insucesso escolar, incluindo, por exemplo, professores de várias disciplinas a lecionar na mesma sala, em simultâneo e de forma quase individualizada”. O evento conta na abertura com o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e no fecho com o secretário de Estado da Educação, João Costa. A iniciativa é organizada pelo Departamento de Estudos Curriculares do Instituto de Educação (IE) da UMinho, com apoio do Centro de Investigação em Educação (CIEd).

A abertura está marcada para 6 de julho, às 14:30, no auditório B1 do campus de Gualtar, em Braga, com o ministro Tiago Brandão Rodrigues, o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, e o presidente do IE, José Augusto Pacheco. A conferência inaugural “Flexibilidade curricular em análise: da oportunidade a uma prática consistente” cabe a Cândido Varela de Freitas, da UMinho. Segue-se uma mesa redonda com os professores Carlinda Leite, Jesus Maria de Sousa, Luís Tinoca e António Gomes Ferreira, respetivamente das universidades do Porto, da Madeira, de Lisboa e de Coimbra. Pelas 19h00 são lançados os livros “Estudos Curriculares” e “Dimensões dos Processos Educacionais: da Epistemologia à Profissionalidade Docente”.

O programa passa no dia seguinte para o auditório do IE. Inicia às 9:00 com comunicações livres e, às 10:45, há uma mesa redonda com Jorge Morais (Ministério da Educação), Filinto Lima (presidente da Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas), Luís Fernandes (Agrupamento de Escolas do Freixo – Ponte de Lima) e Helena Queirós (Conservatório Calouste Gulbenkian de Braga). De tarde destaca-se às 16:15 a conferência “Inovação e flexibilização curriculares como acontecimento”, por José Augusto Pacheco (UMinho), e, às 17h15, a sessão de encerramento, com o secretário de Estado da Educação, a vice-reitora da UMinho para a Educação, Margarida Casal, e a diretora do CIEd, Laurinda Leite.

Populares