Arquivo

Restaurantes com acrílicos, ginásios reabrem sem balneários e abertura dos ATL’s adiada

Desconfinamento
Restaurantes com acrílicos, ginásios reabrem sem balneários e abertura dos atl's adiada
Foto: Twitter

António Costa acabou de anunciar algumas medidas para a terceira fase de desconfinamento, com especial ênfase nos restaurantes, ginásios, praias e ATL’s. O estado de calamidade mantém-se por mais 15 dias.

O primeiro-ministro falava no final do Conselho de Ministros no qual foi feita “a avaliação do conjunto das medidas de desconfinamento” que têm vindo a ser adotadas devido à pandemia.

“A avaliação que fazemos é positiva para a generalidade do pais, havendo motivo de preocupação no que diz respeito à evolução na área metropolitana de Lisboa”, assumiu.

Regras para todo o país

Restaurantes

No que diz respeito aos restaurantes, podem, a partir de segunda-feira, ocupar 100% da sua lotação, desde que seja assegurada a distância de 1,5 metros entre mesas e a implementação de barreiras físicas impermeáveis, como os acrílicos, entre os comensais na mesma mesa.

Essas regras não se aplicam aos restaurantes que decidam manter 50% de lotação máxima e o afastamento de 2 metros entre cada cliente, regras que já estavam em vigor.

Restaurantes podem utilizar lotação total se colocarem acrílicos de separação

“Esta medida serve para impedir a transmissão de gotículas e das doenças e é uma opção que ficará a cargo de cada estabelecimento de restauração”, disse o primeiro-ministro.

Ginásios

Os ginásios também poderão abrir a partir de segunda-feira, desde que assegurem algumas medidas, como a interdição dos balneários, distância de segurança entre cada um dos praticantes, normas de desinfeção, e proteção individual dos funcionários.

Praias

Quanto às praias, confirma-se a data de 06 de junho para reabertura da época balnear, de acordo com as regras de distanciamneto da DGS. A capacidade será tida em conta através da identificação da Agência Portuguesa do Ambiente tendo em conta a área de cada praia durante período de maré alta. Haverá limitações em praias com arribas, pelo risco de desabamento.

ATL’s

É confirmada a reabertura do ensino pré-escolar e generalizada a abertura das creches.

António Costa anunciou ainda o adiamento, para 15 de junho, dos ATL’s não integrados em estabelecimentos escolares. Já no que diz respeito às atividades de apoio à família e tempos livres, ficam adiadas para o final do ano letivo, a 26 de junho. Os pais que fiquem em casa para cuidar das crianças mantêm o apoio financeiro estatal.

Teletrabalho

O teletrabalho obrigatório só se mantém para trabalhadores nos grupos de risco, para portadores de deficiência com mais de 60% e para os pais com filhos menores de 12 anos em casa. A DGS vai poder impor teletrabalho em empresas que não assegurem as recomendações de segurança.

Outros

Confirma-se abertura das salas de espetáculos desde que sejam cumpridas as normas definidas pela DGS.

Bares e discotecas continuam fechados durante os próximos 15 dias.

O estado de calamidade foi prolongado para todo o território nacional.

Lisboa com medidas extra

Em Lisboa, os centros comerciais mantém-se fechados até 04 de junho. Há ainda regras extra de segurança e vigilância epidemiológica para o setor da construção civil e para as empresas de trabalho temporário. Os ajuntamentos com mais de 10 pessoas estão proibidos.

 

 

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Santuário da penha, em guimarães, retoma hoje missas ao ar livre

Santuário da Penha, em Guimarães, retoma hoje missas ao ar livre

Próximo Artigo
Apreendida mais de uma tonelada de bivalves na a3, em valença

Apreendida mais de uma tonelada de bivalves na A3, em Valença

Artigos Relacionados