O dono de um restaurante vai oferecer um almoço aos dois bombeiros que ontem salvaram uma bebé de apenas 20 dias que estava engasgada, em Barcelos.
Stephane Figueiredo, proprietário do restaurante Tropical, localizado na freguesia da Várzea, face à Estrada Nacional 204, que liga Barcelos a Famalicão, fez a oferta num comentário à notícia de O MINHO.
Rapidamente, o comentário tornou-se viral nas redes sociais, elogiando a atitude do empresário.

Stephane Figueiredo salienta a O MINHO que a oferta é um “gesto simbólico mas do coração”.
Assim que leu a notícia, foi movido pelo “sentimento”. “Eu gosto muito de crianças e salvaram mais uma. No fundo, dois almoços, isto não é nada para o que eles fizeram”, vinca o empresário, mostrando a admiração por aquela classe profissional.
“Estes homens – e eu nunca fui bombeiro – sacrificam-se muitas vezes em prol dos outros”, sublinha.
Ontem à tarde, Stephane Figueiredo já conseguiu falar com os dois bombeiros, Manuel Quesado e Beatriz Marques, e já está tudo alinhavado: “Entretanto vêm cá, é só conseguirem uma vagazinha”.
Stephane, que é proprietário do Tropical há 20 anos, vai também “tentar chegar à avó e à mãe da menina”. O objetivo é, se der, juntar todos: os bombeiros, a criança e a família desta.
Iam para o quartel
Como O MINHO noticiou, dois bombeiros da corporação de Barcelos salvaram uma bebé de apenas 20 dias que estava engasgada, ao início da tarde de segunda-feira, na cidade de Barcelos.
Tudo aconteceu numa rua perto do quartel dos Bombeiros de Barcelos, quando os dois operacionais seguiam para entrar ao serviço, às 14:00.
Manuel Quesado e Beatriz Marques, que se encontravam à civil, viram uma mulher, a avó da criança, a pedir ajuda.
De imediato acorreram em seu auxílio e verificaram que a mãe estava em pânico com a criança ao colo, sendo que a recém-nascida estava já “roxa” devido ao engasgamento.
A criança ter-se-á engasgado com leite.
Os dois bombeiros conseguiram desobstruir as vias respiratórias da bebé.
Foi então acionada uma ambulância dos Bombeiros de Barcelos e a criança foi levada para o hospital local, sã e salva.