O restaurante Dona Francesinha inaugurou, ontem, um novo restaurante num dos mais emblemáticos locais de Santo Tirso.
A abertura oficial está marcada para hoje, às 19:00, no dia em que se assinalam dois anos do encerramento da Casa de Chá.
O espaço foi “cuidadosamente” requalificado e modernizado, durante os últimos sete meses.
Contou com um investimento que rondou os 300 mil euros, além de obras de reabilitação da cobertura e fachada, na ordem dos 90 mil euros, realizadas pelo Município.
Estas obras foram “essenciais” para que permitisse o aumento da capacidade do espaço.
Como avança a Dona Francesinha, a Casa de Chá fica com uma capacidade aproximada de 120 lugares no interior e, ainda, uma esplanada.
Além do mais, irá permitir o funcionamento das várias áreas do restaurante em todas as estações do ano.
O novo restaurante promete “dar nova vida” ao espaço da Casa de Chá e, consequentemente, ao Jardim D. Maria II, funcionando de domingo a quinta-feira, das 10:00 às 24:00.
Um horário que será prolongado até às 02:00 à sexta-feira e ao sábado.






A proposta da marca passa pela criação de um “conceito abrangente”: um Restaurante, Snack-bar e Cafetaria com o objetivo de promover a “nossa” gastronomia e dinamizar o espaço culturalmente.
O espaço está constituído por quatro áreas para usufruto dos clientes: sala interior, sala interior para eventos privados, esplanada interior e esplanada exterior.
Para a equipa foram contratadas cerca de oito pessoas e “está previsto o número de pessoas na equipa aumentar” até ao final do ano.
A Dona Francesinha, conta com dois anos no Porto e já faz sucesso entre os seus visitantes, sendo até mesmo reconhecida com “Travellers’ Choice” de 2023 pelo Tripadvisor referente ao “ótimo atendimento”, ficando assim entre os 10% melhores perfis.
Desta forma, pretende expandir este sucesso pela cidade de Santo Tirso, contando com um menu muito semelhante ao do Porto mas com mais alguns pratos e petiscos que irão fazer a diferença neste local.
No dia de ontem, celebrou-se a cerimónia de inauguração num evento privado, para a
equipa Grupo Requinte e membros da Câmara Municipal de Santo Tirso.
Contou com a presença do presidente da Câmara Alberto Costa, do vice-presidente Nuno Linhares, dos vereadores e dos restantes convidados.