Seguir o O MINHO

Braga

Resgatados com cordas no Gerês pela GNR

Quando subiam a um dos pontos mais altos da serra

em

Foto: O MINHO

Dois jovens foram durante a tarde deste domingo resgatados pela GNR na Serra do Gerês, através de técnicas com cordas, dado o local íngreme e de difícil acesso onde se encontravam e para salvaguarda do socorro em segurança para com o casal.

Os jovens, de 23 e 27 anos, tentavam aceder a um dos pontos mais altos da Serra do Gerês, situado acima da Cascata do Arado, em Terras de Bouro, quando tiveram problemas ao progredirem pelo terreno acidentado, tendo chamado a GNR.

Ambos de nacionalidade portuguesa, foram socorridos pelos militares do Pelotão de Busca e Resgate em Montanha, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, em permanência no Parque Nacional da Peneda-Gerês.

Foto: O MINHO

A ação de resgate dos jovens durou cerca de duas horas, devido ao teatro de operações em causa, bem como à utilização do sistema de cordas, uma vez que as vítimas não conseguiriam sair de outro modo em segurança daquela zona escarpada.

Dada a rapidez com que os operacionais da GNR acederam ao local, não prolongando a exposição ao sol, nem deixando que os jovens arriscassem descer pelos seus próprios meios, ambos saíram ilesos, não sendo precisos cuidados médicos.

EM FOCO

Populares