Seguir o O MINHO

Alto Minho

Resgatado corpo de português praticante de canyoning na Galiza

em

As autoridades espanholas resgataram hoje, às 13:30 locais (12:30 portuguesas) o corpo do português que tinha sido dado como desaparecido no sábado, quando praticava ‘canyoning’ na zona de Orense, Galiza, em Espanha, disse fonte da Guardia Civil.

A fonte adiantou que as operações de resgate da vítima tiveram início às 08:00 locais, tendo sido possível retirar o corpo do português pelas 13:30, devido “a uma melhoria das condições meteorológicas”.

O corpo vai ser transportado para o Hospital de Ourense para autópsia”, disse, acrescentando que decorrerão depois “trâmites entre as autoridades para que se proceda à sua trasladação” para Portugal.

A água que caía sobre a fenda onde o corpo se encontrava encaixado foi o principal problema com que se debateram os elementos do efetivo especializado em montanha da Guardia Civil, que estiveram desde segunda-feira envolvidos neste resgate.

A operação de resgate decorreu em Corga de Frecha, em pleno Parque Natural da Peneda Xures, uma zona de “muito difícil acesso”, disse fonte daquela força policial espanhola.

O acidente ocorreu no sábado, às 21:00, quando o português de 38 anos e mais três pessoas praticavam ‘canyoning’.

Na ocasião, fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, disse que o homem “caiu numa fenda de difícil acesso”, em Corga de Frecha, no município de Lobios, quando praticava ‘canyoning’ com mais três pessoas, dois homens de 29 e 51 anos e uma mulher de 30, entretanto resgatados” e que se encontravam bem.

O resgate envolveu ainda membros da Proteção Civil espanhola, bem como um helicóptero do serviço da guarda costeira da Galiza, para transportar o corpo até ao hospital de Ourense.

Canyoning, é um desporto que consiste na exploração progressiva de um rio, transpondo os obstáculos verticais e anfíbios, através de diversas técnicas e equipamentos.

Este desporto “nasceu” no final da década de 1970 na Europa, mais precisamente em França e em Espanha, e em Portugal está a crescer rapidamente, uma vez que o país tem diversos rios que proporcionam esta prática desportiva.

logo Facebook Fique a par das Últimas Notícias. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Anúncio

Viana do Castelo

Viana vai ter uma “Praça Natal”

Na Praça da República

em

Foto: Divulgação

A Praça da República, ex-libris de Viana do Castelo, vai ser transformada em Praça Natal, decorada e com animação própria da época festiva que se avizinha, foi anunciado nesta sexta-feira.

Um carrossel parisiense, a casa do Pai Natal, trenó do Pai Natal são algumas das atividades que vão decorrer naquela praça do centro histórico de Viana do Castelo.

O programa foi apresentado esta sexta-feira pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, em conferência de imprensa, após a assinatura de um protocolo de cooperação com a associação empresarial, responsável pela iluminação de 22 ruas, avenidas e praças da cidade, num investimento de 122 mil euros, “um acréscimo de 50 mil euros em relação ao ano passado”.

A Praça Natal e a iluminação começam no dia 30, pelas 18:00 e permanecem até 06 de janeiro.

Continuar a ler

Alto Minho

“Na’Tal Cerveira” com 38 dias de atividades para as famílias

Natal em Cerveira

em

Foto: Divulgação / CM Cerveira

A Câmara de Vila Nova de Cerveira vai dinamizar seis eventos gratuitos, dirigidos às famílias, integrados no programa “Na’Tal Cerveira”, informou esta sexta-feira a autarquia.

Entre as atividades que vão decorrer durante 38 dias para animar a quadra natalícia, destacam-se recriações históricas, sugestões gastronómicas, aventura pelo ar, canções típicas e receção ao novo ano, além da ornamentação e iluminação de ruas e edifícios.

Continuar a ler

Ponte de Lima

Ponte de Lima espera retorno de 1,5 milhões com onze eventos durante época baixa

“Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”

em

Foto: Susana A. Matos / Facebook (Arquivo)

O presidente da Câmara de Ponte de Lima disse, esta sexta-feira, esperar um retorno na economia do concelho da ordem dos 1,5 milhões de euros através de onze eventos que o município vai promover entre dezembro e abril.

Em declarações à agência Lusa, a propósito da apresentação do programa municipal “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta”, Victor Mendes (CDS-PP) estimou “em 200 mil” o número de visitantes a atrair ao concelho com os 11 eventos que irão decorrer durante cinco meses.

O autarca adiantou que o investimento municipal ronda os 130 mil euros na realização dos eventos “transversais a algumas áreas de desenvolvimento que o município considera prioritárias como a restauração, a gastronomia, desporto”.

O projeto “Em Época Baixa, Ponte de Lima em Alta” foi lançado pela autarquia em 2012, para “contrariar as dinâmicas da tendência sazonal, da chamada época baixa, potenciando os recursos endógenos, em prol dos agentes locais, de empresários do setor turístico, hoteleiro e da restauração, gerando retorno económico e novas oportunidades para a economia local, e para os visitantes e turistas”.

O programa, hoje apresentado publicamente no Centro de Interpretação do Território (CIT), começa com a VIII Festa da Gente Miúda, entre 06 a 08 de dezembro, no pavilhão de feiras e exposições-Expolima, e contará com a iniciativa “Neste Natal Vem Brincar Connosco”, entre 14 e 24 de dezembro.

Em janeiro de 2020, realiza-se o evento Verde Noivos e a XII Feira do Porco e as Delícias do Sarrabulho.

A Feira 100% Agrolimiano e o Fim de Semana Gastronómico do Domingo Gordo são as propostas para fevereiro.

Já em março, está previsto o Fim de Semana Gastronómico da Carne Minhota e a IV Feira da Educação, Ciência e Tecnologia.

O programa inclui ainda um Fim de Semana Gastronómico do Bacalhau de Cebolada e outro, em abril, dedicado à Lampreia e uma Expo Saúde/Juventude.

Continuar a ler

EM FOCO

Anúncio

ÚLTIMAS

Vamos Ajudar?

Reportagens da Semana

Populares