A jovem que se feriu ao fim da tarde de domingo, no Trilho das Sete Lagoas, do Parque Nacional da Peneda-Gerês, foi resgatada em estado grave por volta da meia-noite de segunda-feira, acima das imediações da aldeia de Chelo, na freguesia de Cabril, do concelho de Montalegre.
Estabilizada no local, num dos pontos mais altos do Parque Nacional da Peneda-Gerês, com ferimentos graves, a vítima foi transportada ao Hospital de Braga na ambulância de Suporte Imediato de Vida (SIV) do INEM.
O alerta foi dado por volta das 19:45 deste domingo, ao Comando Subregional do Alto Tâmega e do Barroso, da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), tendo sido assim empenhados 14 operacionais, apoiados por seis veículos.
As operações de busca e resgate foram dirigidas pelo comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto, Hernâni de Carvalho, através de missão envolvendo também a Equipa de Busca e Resgate em Montanha da GNR e a Cruz Vermelha de Rio Caldo.
Dada a tipologia agreste daquela zona do único parque nacional português, em grande parte do percurso a vítima teve que ser transportada a pé, numa maca de plano duro, até à zona onde as viaturas das forças de socorro e segurança já não podiam subir.
A jovem foi localizada com recurso a um drone dos Bombeiros de Salto.