Arquivo

Esta ponte medieval em Guimarães está a cair aos bocados, mas vai ser restaurada

Esta ponte medieval em guimarães está a cair aos bocados, mas vai ser restaurada
Foto: CM Guimarães / Arquivo

A obra de requalificação da ponte medieval do Soeiro vai avançar, depois de ter sido interdita em dezembro de 2020 devido ao elevado estado de degradação. A empreitada está a cargo da empresa Signinum, que anunciou hoje que vai realizar o restauro nos próximos meses.

Inserida no caminho real ligava Guimarães ao Porto, a ponte medieval do Soeiro, em Serzedelo, Guimarães, “encontra-se muito degradada e sem a utilidade de funcionamento”.

De acordo com a Signinum, a intervenção, lançada num concurso público pela Câmara Municipal de Guimarães no valor de 479 mil euros + IVA, pretende restaurar a sua faceta, com a consolidação de toda a sua estrutura em pedra e da respetiva zona envolvente.

Esta requalificação é já há muito esperada pelas população das duas freguesias ligadas por esta ponte. Situada sobre o rio Selho, a ponte permite a ligação entre Gondar e Serzedelo, ambas no concelho de Guimarães. A estrutura construída no período entre século V e o século XV é composta por dois arcos e tabuleiro com ligeira inclinação em cavalete.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Grupo de madrid compra empresa de equipamento veterinário de valença

Grupo de Madrid compra empresa de equipamento veterinário de Valença

Próximo Artigo
Sequestrador de famalicão sai em liberdade

Sequestrador de Famalicão sai em liberdade

Artigos Relacionados