Relatório do Tribunal de Contas sobre imóveis da Segurança Social é “tecnicamente incompetente”

Fernando Medina
Relatório do tribunal de contas sobre imóveis da segurança social é "tecnicamente incompetente"
Foto: publituris.pt / DR

O presidente da Câmara de Lisboa classificou, esta quinta-feira, o relatório do Tribunal de Contas (TdC) sobre a venda de onze imóveis da Segurança Social (SS) ao município como “tecnicamente incompetente”, recusando que tenha sido um negócio com prejuízo para a SS.

O preço de venda de onze imóveis da SS à Câmara de Lisboa para arrendamento acessível, acordado em 2018, por 57,2 milhões, é inferior em 3,5 milhões ao valor de mercado, revelou o TdC num relatório divulgado na quarta-feira.

Segundo o organismo que fiscaliza as contas públicas, o memorando assinado em julho de 2018 entre o município presidido por Fernando Medina e o ex-ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social Vieira da Silva “privilegiou a prossecução de uma política de arrendamento acessível em Lisboa em detrimento da receita e consequente sustentabilidade da Segurança Social”.

“O relatório do Tribunal de Contas é um relatório lamentável a todos os títulos e é um relatório tecnicamente incompetente”, defendeu, esta quinta-feira, o presidente da autarquia, numa conferência de imprensa que decorreu nos Paços do Concelho.

Fernando Medina afirmou que o TdC “acusa a Segurança Social de ter feito uma venda com prejuízo”, o que considerou “absolutamente falso”, tendo em conta a realização de “quatro avaliações” e que os imóveis foram “adquiridos em condições de mercado”.

“Sejamos claros. O Tribunal de Contas avaliou uma operação, avaliou todo o seu conteúdo, os contratos, as avaliações e deu visto favorável à compra pela Câmara de Lisboa de onze imóveis da Segurança Social. E o mesmo Tribunal de Contas vem uns meses depois, num outro relatório, de outra secção do Tribunal de Contas, tecer fortíssimas críticas à operação”, disse.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Banco montepio diz que foi alvo de buscas da pj e que estão relacionadas com clientes

Banco Montepio diz que foi alvo de buscas da PJ e que estão relacionadas com clientes

Próximo Artigo
Detido em estado "bastante alterado" após ameaçar agentes da psp em braga

Detido em estado "bastante alterado" após ameaçar agentes da PSP em Braga

Artigos Relacionados