Regimento de Cavalaria 6 dá-se a conhecer melhor pelo Minho

O MINHO acompanhou as tropas dentro de uma Pandur II 8×8
Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

O Regimento de Cavalaria 6 está a assinalar o seu 315º aniversário de uma forma diferente, deslocando-se aos concelhos onde tem mais intervenção quotidiana, através de uma iniciativa que tem sido um êxito, já nos primeiros dois dias desta semana, tal é o entusiasmo das populações, assim que chegam os militares a bordo dos carros de combate, como o caso das Pandur II 8×8.

A recetividade tem sido muito grande, conforme constatou O MINHO, deslocando-se também dentro de um desses carros de combate, fazendo as delícias dos transeuntes, não deixando ninguém indiferente, dos mais novos até aos mais velhos, de os ex-combatentes da Guerra Colonial, até às crianças do ensino básico, mas ainda jovens a perspetivar a eventual carreira militar.

A exposição itinerante de meios pelos municípios minhotos, que se alargou a Santo Tirso e à Trofa, no distrito do Porto, tem a particularidade de fazer interagir a população com os militares, pois os carros de combate param nos centros cívicos de todos os concelhos visitados e é possível entrar nos veículos castrenses, subir para lá das escotilhas das Pandur II 8×8 e igualmente manusear exemplares de armamento, permitindo o contacto direto e muito pormenorizado com a realidade da atividade militar. 

O MINHO acompanhou coluna militar

Esta terça-feira, O MINHO seguiu na coluna militar, entre Braga, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Terras de Bouro, após na segunda-feira a iniciativa ter começado em Amares, continuando até ao próximo sábado, abrangendo Arcos de Valdevez, Caminha, Monção, Paredes de Coura, Ponte da Barca, Ponte de Lima, Valença do Minho, Vila Nova de Cerveira (distrito de Viana do Castelo), Braga, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Fafe, Guimarães, Vila Verde e Vizela (distrito de Braga) e Santo Tirso e Trofa (distrito do Porto), estando previstas idas, quarta-feira, a Arcos de Valdevez, Ponte da Barca e Vila Verde.

“Com esta atividade pretende-se estreitar os laços entre o RC6 e a comunidade, com a sobriedade e o brilho que são apanágio do Regimento de Cavalaria 6, dando conhecer os meios mais atuais que equipam a componente operacional”, segundo referido pela unidade militar conhecida como “Dragões de Entre Douro e Minho”, que com o Esquadrão de Reconhecimento integra a Brigada de Intervenção do Exército Português, ao longo dos últimos anos, nos teatros de operações mais perigosos do mundo.

“O objetivo é permitir à população de diferentes gerações interagir com os militares, viaturas e equipamentos, de forma a estreitar os laços entre a instituição militar sediada em Braga e os cidadãos”, como explicou a O MINHO o primeiro-sargento Nuno Moreira, um dos militares desta iniciativa, ação que representa todo o Regimento de Cavalaria 6 e o Exército Português.

1º sargento Nuno Moreira, do Regimento de Cavalaria 6. Foto: Joaquim Gomes/O MINHO

Autarcas elogiam visitas do RC6

Os autarcas minhotos estavam já à espera da coluna militar do Regimento Cavalaria 6, oriundo do Quartel do Areal, em Braga, como sucedeu logo ao princípio da manhã, com a vice-presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Fátima Moreira.

A autarca povoense afirmou que “valorizamos muito o trabalho desenvolvido pelo Regimento de Cavalaria 6, que é um aliado da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, sendo muito importante verificar-se esta aproximação dos militares à população”.

Fátima Moreira, vice-presidente da Câmara da Póvoa de Lanhoso. FOTO: Joaquim Gomes / O MINHO

Fátima Moreira destacou “aquilo que representam as forças militares, tal como as de segurança e de socorro, com quem vamos continuar a desenvolver as parcerias com tais entidades e organizações, agradecendo a visita e como somos recebidos no RC6”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho, António Cardoso, recordou o seu papel enquanto oficial miliciano, no Regimento de Comandos, então na Amadora, revelando o seu orgulho por “estar a recordar os meus tempos como militar”.

António Cardoso, presidente da Câmara de Vieira do Minho. Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A nível institucional, António Cardoso referiu “ser uma honra e um orgulho em recebermos este parceiro que é o Regimento de Cavalaria 6, sendo para preservar as parcerias, que são diversas, com uma tão brilhante unidade militar da região e do país”.

António Cardoso salientou que “o Regimento de Cavalaria 6 está sempre disponível para nos ajudar, como acontece todos os anos com os fogos florestais, mas ainda em outras situações, como sucedeu com as acessibilidades realizadas pelos militares”.

O autarca vieirense acrescentou “ser sempre com muito gosto que recebemos aqui em Vieira do Minho militares do Regimento de Cavalaria 6, como quando realizam os exercícios no nosso concelho, o que muito nos honra, são sempre muito bem-vindos”.

António Cardoso considerou ainda que “Portugal precisa de um Exército e de umas Forças Armadas fortes, pelo que o nosso Governo deve investir um pouco mais, porque os militares são fundamentais para manter a paz no país, na Europa e no Mundo”.

“A segurança proporcionada pelas Forças Armadas Portuguesas impõe que sejam devidamente equipadas, organizadas e ainda adaptadas aos novos conceitos e aos novos equipamentos”, acrescentou o presidente da Câmara Municipal de Vieira do Minho.

Genoveva Araújo, vereadora da Câmara de Terras de Bouro. Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A vereadora Genoveva Araújo, da Câmara Municipal de Terras de Bouro, por sua vez, evidenciou “a enorme satisfação com que recebemos o Regimento de Cavalaria 6, com quem temos uma ótima relação, como bem o demonstra aqui esta iniciativa”.

“Ficamos muito gratos pela passagem e a permanência dos militares do Regimento de Cavalaria 6 pelo nosso concelho e temos um território muito rico que também os pode receber para exercícios ou outras atividades”, afirmou também Genoveva Araújo.

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Governo prepara plano sobre meta de 2% de gastos em defesa

Próximo Artigo

Despista-se contra paletes de pedras em Barcelos

Artigos Relacionados
x