Seguir o O MINHO

Braga

Reformados de S. Vicente visitam “Braga Barroca”

em

Mais de duas dezenas de reformados da freguesia de S. Vicente efetuaram uma visita cultural, desta feita, integrada na iniciativa “Braga Barroca”, desenvolvida pela Câmara Municipal de Braga. Os reformados marcaram presença na dinâmica “Os Tempos em Volta”, protagonizada pelos PIF’H, no emblemático Museu dos Biscaínhos.

O grupo teve oportunidade de visitar o monumento acompanhado de uma teatralização relativa à época Barroca. Os idosos foram tratados como convidados de honra e levados a conhecer os salões, quartos, cavalariça, cozinha e jardins do edifício.

Cada divisão tinha uma encenação que alertava para a história do Museu e por vezes eram acompanhadas de melodiosas músicas ao estilo barroco, tocadas por instrumentos como o violino e violoncelo. Cada cena foi protagonizada ora por momentos de humor, ora por momentos mais delicados e introspetivos que chegaram mesmo a emocionar alguns dos idosos.

Esta iniciativa permitiu que os idosos vivenciassem um pouco da rotina de uma família da era Barroca, ao conhecerem a sua linguagem, as suas indumentárias, os seus comportamentos, os momentos de ostentação e emoção (característicos desta época), e sobretudo contemplassem o Museu de uma forma alternativa, criativa e mais próxima da realidade.

Ao longo da visita, o grupo ia comentando que “estava a ser uma visita diferente”, que os “atores faziam bem o seu papel” e que “não faziam ideia que quando olhavam para o Museu, este seria tão bonito e grande por dentro e teria um jardim tão bem cuidado”.

Esta atividade, está integrada no Projeto Educativo desenvolvido por Susana Ribeiro, que tendo nas suas premissas o envolvimento cultural dos seniores vicentinos, tenta em cada visita proporcionar-lhes mais conhecimento sobre a riqueza histórica bracarense.

Este projeto conta com a colaboração da Junta de Freguesia de S. Vicente e a Associação de Reformados de S. Vicente.

Populares