Reconversão da praça de touros de Viana adjudicada por 3,6 milhões

Será transformada em complexo desportivo
Reconversão da praça de touros de viana adjudicada por 3,6 milhões
Projeto da Praça Viana. Imagem: DR

A Câmara de Viana do Castelo aprovou hoje por unanimidade a adjudicação da empreitada de reconversão da antiga praça de touros da cidade em ‘campus’ desportivo por mais de 3,6 milhões de euros.

Fonte autárquica adiantou à agência Lusa que a intervenção deverá arrancar no primeiro trimestre de 2021.

Hoje, na apresentação daquele ponto da ordem de trabalhos da reunião ordinária do executivo municipal, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, explicou que a obra foi adjudicada à empresa Baltor, por mais de 3.669.123,10 euros.

O autarca socialista disse ter sido a proposta com valor mais baixo que se apresentou ao concurso publico lançado em janeiro.

José Maria Costa adiantou que foram apresentadas duas reclamações, mas a equipa que avaliou as propostas escolheu a empresa a quem hoje foi adjudicada a empreitada.

Em janeiro, o executivo aprovou por unanimidade a abertura de um segundo concurso público para a reconversão da antiga praça de touros da cidade em ‘campus’ desportivo, por mais de 4,9 milhões de euros.

Em abril de 2018, o primeiro concurso público para aquela empreitada, com um valor base de 3,5 milhões de euros, foi anulado, por ter ficado deserto.

O projeto para a requalificação da praça e das zonas adjacentes tem um prazo de execução de um ano e meio.

A reconversão da antiga praça de touros, desativada desde 2009, ano em que cidade se declarou anti-touradas, está integrada no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), candidatado a fundos comunitários do Portugal 2020.

Em setembro de 2019, o executivo municipal já tinha aprovado, também por unanimidade, a demolição “praticamente integral” da antiga praça de touros por se considerar a “opção técnica e economicamente viável” para a reconversão do imóvel em ‘campus’ desportivo.

“Há necessidade de refuncionalização do edifício e quer a geometria, quer o sistema construtivo colocam constrangimentos. Vamos manter a referência memorial do imóvel, mas vamos criar condições para, parcialmente, fazer ajustes demolindo sempre que necessário”, explicou, na ocasião, o vereador do Planeamento, Gestão Urbanística, Desenvolvimento Económico, Mobilidade e Coesão Territorial, Luís Nobre.

A intenção da autarquia passa por transformar a antiga arena, com uma área de 3.800 metros quadrados e cerca de 65 metros de diâmetro, numa estrutura multifunções, que sirva o desporto e os jovens do concelho, apta para a prática de várias modalidades em simultâneo, como ginástica, esgrima, patinagem artística, hóquei em patins e basquetebol.

A futura “Praça Viana” será gerida pela Escola Desportiva de Viana (EDV), em regime de comodato, dotando a associação de condições adequadas para as inúmeras modalidades e para a formação dos jovens do concelho”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Costa diz que vacinas que forem aprovadas merecem toda a confiança

Costa diz que vacinas que forem aprovadas merecem toda a confiança

Próximo Artigo
Uefa junta-se ao pacto europeu para o clima da união europeia

UEFA junta-se ao Pacto Europeu para o Clima da União Europeia

Artigos Relacionados