Arquivo

Receitas de medicamentos e prescrições de exames passam a ter validade de 12 meses

Saúde
Receitas de medicamentos e prescrições de exames passam a ter validade de 12 meses
Foto: DR / Arquivo

As prescrições de exames e as receitas de medicamentos vão passar a ter um prazo de validade de 12 meses, segundo informou o Ministério da Saúde. A medida entra em vigor já este sábado.

Será aplicada nas prescrições no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nos restantes prestadores do setor privado e social, estando previsto para esse efeito um prazo de adaptação de 90 dias, explica o ministério em comunicado publicado no seu site.

Com esta medida, o Ministério da Saúde afirma que pretende simplificar e facilitar o percurso dos cidadãos no sistema de saúde, evitando deslocações desnecessárias ao médico. Ao mesmo tempo, permite reduzir a carga administrativa do trabalho dos médicos, desburocratizando o atendimento.

A implementação será progressiva e a expetativa é que a adaptação dos sistemas informáticos fique operacionalizada, no SNS, no decurso da próxima semana. O prolongamento dos prazos de validade aplica-se a todo o tipo de receitas e credenciais (desmaterializadas e impressas).

A portaria foi assinada pelo secretário de Estado da Saúde, Ricardo Mestre.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Atenção, crianças. “nova arcada no país das maravilhas” anima braga durante um mês

Atenção, crianças. “Nova Arcada no País das Maravilhas” anima Braga durante um mês

Próximo Artigo
Politécnico de viana do castelo lança projeto pioneiro para resolver disfunção erétil

Politécnico de Viana do Castelo lança projeto pioneiro para resolver disfunção erétil

Artigos Relacionados