Realizador de Barcelos faz documentário sobre legado de Eiffel em Portugal

Pontes ferroviárias de Barcelos, Neiva, Viana do Castelo e Âncora tiveram ‘mão’ do engenheiro francês

O realizador barcelense Mário Negrão assina um documentário sobre a vida e obra de Gustave Eiffel em Portugal. Foi emitido na RTP e está disponível ‘online‘.

O documentário “Eiffel & Cia. em Portugal: Vontade de Ferro” estreou na terça-feira, na RTP 2, e é o primeiro documentário assinado pelo artista de Barcelos.

A ‘casa’ do engenheiro francês esteve envolvido em mais de 80 obras em Portugal, com destaque para o contributo na expansão do caminho de ferro, nomeadamente no Minho.

O filme destaca a ponte ferroviária de Barcelos, inaugurada em 21 de outubro de 1877, dia em que passou o primeiro comboio naquele tabuleiro. Eiffel assinou aquela obra e, como explica no documentário, morou na freguesia de Barcelinhos entre 1875 e 1877.

Esteve envolvido ainda nas pontes ferroviárias de Neiva, Âncora e Viana do Castelo. Esta última é apresentada no documentário como uma raridade e inovação para a época.

Mário Jerónimo Negrão é natural de Barcelos e trabalha na área da fotografia, vídeo e design multimédia. É licenciado em Som e Imagem na Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, tendo-se envolvido na vida cultural de Barcelos durante vários anos.

Viveu na Noruega, França, Espanha e Bélgica, estando atualmente radicado na cidade do Barreiro.

Colabora com vários projetos e produtoras de cinema, como a Terra Líquida Filmes, que produziu este documentário para a RTP. A autoria é de José Goulão e o argumento de Inês Aragão Pires.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x