Reabilitação histórica com jardins por todo o lado. Eis a escola-hotel do IPCA

Já começaram as obras na Quinta do Costeado, em Guimarães, onde vai nascer a futura Escola-Hotel do IPCA, projetada pela WorkBook e adjudicada ao Agrupamento Costeira – Engenharia e Construção, S.A. e NVE Engenharias, S.A. por um prazo de 730 dias, foi hoje anunciado.

O projeto, no valor de aproximadamente 15,5 milhões de euros (15 488 862,06€), abrange a reabilitação de edifícios históricos, transformando a Casa do Costeado (edifício A), as cavalarias/celeiro (edifício B) e uma construção anexa (edifício C) num hotel académico (edifício ABC) e construindo um novo edifício (edifício F) para a instalação da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.

Em comunicado, a Câmara de Guimarães destaca que “uma das características que se associa de imediato à identidade do lugar são os seus jardins, inseridos numa unidade de paisagem urbana, mas também de cariz agrícola em diálogo direto com a imensa e vasta unidade agrícola da veiga de Creixomil.”.

“Este espaço é detentor de uma diversidade de espécies muito variada de diferentes portes, que incluem espécies centenárias, criando um ambiente único e revelador de vários séculos de existência. Quanto ao edifício F, foi concebido com inspiração nas linhas dos jardins, garantindo uma implantação respeitadora e harmoniosa com o ambiente”, explica a autarquia.

Para a Câmara de Guimarães, “este projeto visa criar duas zonas exteriores distintas para cada edifício, com acessos independentes, permitindo a autonomia entre o hotel/restaurante (edifício ABC) e a escola de hotelaria (edifício F)”.

“O edifício A terá dois acessos autónomos, enquanto o edifício F será acessível através da rotunda do Pavilhão Multiusos”, acrescenta a autarquia, no comunicado enviado hoje à comunicação social.

A concluir, a autarquia salienta que “o início da execução desta obra representa um marco significativo para Guimarães e para a afirmação do território como referência na formação em hotelaria e turismo, com um projeto que não só preserva o património histórico, mas também oferece um ambiente académico em meio a uma beleza simultaneamente natural e urbana única”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados