Seguir o O MINHO

Desporto

Rampa da Penha abre Campeonato de Montanha

em

Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

A Rampa da Penha abrirá já no próximo fim de semana, em Guimarães, o Campeonato de Portugal de Montanha.


Seguir-se-á a 39ª Rampa da Falperra, em Braga, Falperra, entre os dias 11 a 13 de maio, prova que voltará a ser pontuável para o Campeonato Europeu da Montanha, segundo revelou a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

A Rampa da Senhora da Graça é a penúltima prova e a temporada fecha em Boticas, a 29 e 30 de setembro.

O campeão nacional de montanha de categoria 1 é o portuense Rui Ramalho, ao volante do Osella PA21s Evo, que na temporada passada lutou até ao final com Pedro Salvador, assegurando o seu título já em Boticas.

Campeão já à espreita

Em 2017 José Correia, o piloto de Braga e fundador do JC Group, levou o Nissan Nismo GT-R GT3 à terceira vitória consecutiva na sua categoria, sagrando-se campeão nacional da modalidade onde alinham potentes carros de GT, obtendo ainda o inédito pódio à geral.

No campeonato de 2016, ao volante do potente carro japonês, que pertenceu à equipa de fábrica na Blancpain Endurance Series, já então uma das grandes atrações do campeonato, apesar das suas características (dimensões e potência) tornarem mais exigente a pilotagem em rampas, José Correia ficou em terceiro lugar, continuando assim em fase de crescendo.

As provas de montanha

O calendário do Campeonato de Portugal de Montanha este ano é igual ao de 2017 a nível de provas, só com algumas provas a ter ajustes de datas. O campeonato começa na Penha em abril e acaba em Boticas no final de setembro. As suas oito provas são as seguintes:

07/08 abril – Rampa da Penha
11/13 maio – 39ª Rampa Internacional da Falperra
02/03 junho – Rampa Serra da Estrela
16/17 junho – Rampa Santa Marta
14/15 julho – Rampa do Caramulo
28/29 julho – Rampa de Murça
07/08 setembro – Rampa Senhora da Graça
29/30 setembro – Rampa de Boticas

Anúncio

Desporto

João Almeida reforça liderança na Volta a Itália

Ciclismo

em

O português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) reforçou hoje a camisola rosa, numa 16.ª etapa da Volta a Itália em bicicleta ganha pelo esloveno Jan Tratnik (Bahrain-McLaren), resistente da fuga do dia.

Tratnik, de 30 anos, cortou a meta ao cabo de 6:04.36 horas, necessários para percorrer os 229 quilómetros entre Udine e San Daniele del Friuli, sete segundos à frente do australiano Ben O’Connor (NTT), segundo, e do italiano Enrico Battaglin (Bahrain-McLaren), terceiro a 1.14 minutos, todos eles integrantes da fuga do dia, que teve quase 30 elementos.

Na luta pela geral, João Almeida atacou já na parte final do pelotão e ganhou dois segundos à concorrência, com dois homens da Sunweb como mais próximos perseguidores, o holandês Wilco Kelderman, em segundo a 17, e o australiano Jai Hindley, em terceiro a 2.58 minutos.

Na quarta-feira, a 17.ª etapa liga Bassano del Grappa a Madonna di Campiglio em 203 quilómetros, com três contagens de montanha de primeira categoria, a última delas a coincidir com a meta.

Continuar a ler

Futebol

Árbitro francês Ruddy Buquet no SC Braga – AEK

Liga Europa

em

Foto: DR

Benfica e Sporting de Braga têm árbitros ‘estreantes’, com o montenegrino Nikola Dabanovic na visita das ‘águias’ ao Lech Poznan e o francês Ruddy Buquet na receção dos minhotos ao AEK, ambos na Liga Europa de futebol.

Dabanovic, árbitro internacional desde 2009, já esteve num jogo das ‘águias’, mas na UEFA Youth League, pelo que dirigirá pela primeira vez na quinta-feira em Poznan um jogo da equipa principal do Benfica, na ronda inaugural do grupo C, às 17:55.

Em Braga, estará o francês Ruddy Buquet, árbitro também com larga experiência europeia, que já esteve em jogos de Benfica, FC Porto e Sporting, mas que se estreia também a ‘apitar’ os bracarenses.

A equipa de Carlos Carvalhal recebe a partir das 20:00 o AEK Atenas, dos portugueses Hélder Lopes, André Simões, Paulinho e Nélson Oliveira, em jogo do grupo G da Liga Europa.

Nas nomeações hoje conhecidas para a segunda competição da UEFA, o organismo indicou a francesa Stephanie Frappart para o Leicester-Zorya Luhansk, naquele que será apenas o segundo jogo europeu masculino ao mais alto nível para a árbitra de 36 anos.

Frappart foi a árbitra da final da Supertaça Europeia de 2019 entre Liverpool e Chelsea (2-2, 5-4 nas grandes penalidades), e, já depois, esteve num jogo entre as seleções de sub-21 de Itália e da Arménia.

Continuar a ler

Futebol

Moreirense contrata Afonso Figueiredo

I Liga

em

Foto: Moreirense

O defesa Afonso Figueiredo, que estava livre depois de ter rescindido com o Desportivo das Aves no defeso, assinou pelo Moreirense até ao final da temporada, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol.

As lesões prolongadas de Pedro Amador, que contraiu uma rotura dos ligamentos cruzados do joelho esquerdo diante do Belenenses SAD (0-0), e Abdu Conté, a contas com nova rotura muscular na coxa esquerda, após ter falhado o arranque da época por problemas idênticos, levaram os vimaranenses a contratarem um novo lateral-esquerdo.

Afonso Figueiredo, de 27 anos, dividiu a formação entre Sporting, Belenenses e SC Braga, e representou o Boavista, os franceses do Rennes, os búlgaros do Levski Sofia e o Rio Ave, tendo cumprido 22 encontros em 2019/20 pelo Desportivo das Aves.

O jogador, natural de Lisboa, é o 16.º reforço do Moreirense para 2020/21, além dos guarda-redes Kewin e Miguel Oliveira, dos defesas Matheus Silva, Ferraresi, Pedro Amador e Reynaldo, dos médios David Tavares, Galego e Gonçalo Franco e dos avançados André Luís, Derik Lacerda, Felipe Pires, Lucas Rodrigues, Walterson e Yan.

O Moreirense, 11.º colocado, com cinco pontos em 12 possíveis, recebe o Marítimo, sétimo, com seis, no domingo, às 15:00, no Estádio Comendador Joaquim de Almeida Freitas, em Moreira de Cónegos, em duelo da quinta jornada da I Liga.

Continuar a ler

Populares