A Rampa Internacional da Falperra terá no próximo fim de semana 32 pilotos estrangeiros e 106 portugueses, mas com a ausência dos dois corredores que mais vitórias detêm nesta prova, o italiano Simone Faggioli (seis) e o espanhol Andrés Vilariño (cinco), tendo assim Christian Merli uma redobrada atenção, até porque detém o recorde do tempo de subidas da competição minhota, de 1m46.944 (em que nas corridas se chegam a atingir médias de velocidade superiores a 170 quilómetros) e por ter vindo a melhorar, de ano para ano.
Christian Merli, vencedor há um mês no Col de Saint Pierre (França) na abertura da época do Campeonato Europeu de Montanha, com o Osella FA 30, foi também, em outubro de 2021, o vencedor do FIA Master Hill Climb FIA, que se realizou no traçado da Falperra.
Para os organizadores da prova, “mesmo sem Simone Faggioli, não faltarão motivos de interesse para a rampa alcançar elevado nível competitivo e também de espetacularidade, face não só à presença numerosa das chamadas “barchettas”, como de dois fórmula, os Reynards de Renzo Napione e de Fausto Bormolini, e ainda o VW Golf Rallye de Karl Schagerl, dispondo de um motor que desenvolve mais de 700 cavalos de potência, o piloto austríaco será uma das grandes atrações, mas principal candidato a vencer a categoria 1, para mais na ausência do habitual piloto suíço, Reto Meisel, em Mercedes Benz SLK 340.
José Correia, Hélder Silva e Pedro Salvador
Para a organização desta prova a cargo do Clube Automóvel do Minho (CAM), “entre os pilotos portugueses, o bracarense José Correia, ao volante de um Norma M20 FC, que é o vencedor das duas últimas provas (Penha e Arrábida) do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group (em Murça foi Hélder Silva em Osella PA 200 a subir ao lugar mais alto do pódio), é um forte candidato à primazia, entre as cores nacionais, aguardando-se com expetativa a prestação de Pedro Salvador [piloto eclético nas diversas modalidades de automobilismo], com um Silver Car, na Falperra, de cuja edição 2016 foi o vencedor”.
“Em maioria (106 inscritos), como é habitual, os pilotos nacionais serão também o garante de animação na Rampa da Falperra, cujo percurso totaliza 23 curvas, ao alinharem com uma ampla diversidade de automóveis, já que para além do Campeonato de Portugal de Montanha JC GROUP, a prova é igualmente pontuável para os campeonatos de Clássicos, de Legends, de 1300 (cilindrada) e inclui também a Rampa Regional, sendo estes últimos primeiros os primeiros a efetuarem cada das três subidas, seguidos dos concorrentes dos campeonatos português e europeu, respetivamente”, refere o Clube Automóvel do Minho.