Seguir o O MINHO

Braga

Rali deve trazer mais de 200 mil pessoas a Braga, hotéis estão praticamente cheios

em

A capacidade hoteleira de Braga já se encontra praticamente esgotada para 19 de maio, o dia em que a cidade recebe a Super Especial Urbana do Vodafone Rally de Portugal 2017, pontuável para o Campeonato do Mundo de Rally, informou esta sexta-feira a autarquia, assinalando que, para a ‘Braga Street Stage’, são esperadas mais de 200 mil pessoas, para além dos 70 milhões de espectadores que vão acompanhar as transmissões em directo para todo o mundo.

De acordo com a autarquia, as principais unidades hoteleiras da cidade apresentam taxas de ocupação muito elevadas, perspectivando atingir os 100 por cento de ocupação, o que confirma as expectativas do Município de Braga em relação ao potencial que este grande evento representa para a economia e turismo da Cidade.

Mais do que um espectáculo desportivo, este evento enquadra-se numa estratégia de afirmação de Braga promovendo o seu turismo, o património e a economia. Trata-se de uma iniciativa de grande potencial económico que irá gerar retorno para todos os bracarenses e para o futuro da cidade”, salienta Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga.

Também nas principais plataformas de reservas online, o destino Braga está a ter uma procura acima do normal para o fim-de-semana em questão, com muitos turistas a quererem permanecer na cidade para lá do dia 19.

De acordo com um estudo realizado pelo Centro Internacional de Investigação em Território e Turismo da Universidade do Algarve, coordenado pelo Professor Fernando Perna, a receita total gerada pela edição 2016 do WRC Vodafone Rally de Portugal na economia do turismo do Porto e Norte de Portugal, assegurada por adeptos e equipas, atingiu valores históricos na ordem dos 129 milhões de euros. Destes, cerca de 68 milhões de euros, ou seja cerca de 52%, foram gerados por parte de adeptos, equipas e organização.

Este valor de 129,3 milhões de euros em 2016 representa um montante absoluto de todo inequívoco sobre a dimensão do evento, traduzindo simultaneamente um crescimento a preços correntes de +1,5% face à edição 2015 do Rally de Portugal ou +18,1% face a 2014.

Recorde-se que a ‘Braga Street Stage’ realiza-se, estrategicamente, em pleno centro histórico da cidade de Braga, deixando vislumbrar imagens como a milenar Sé de Braga ou o belíssimo Arco da Porta Nova, símbolos maiores da cidade bimilenar.

Esta Super Especial Urbana acontece no ano em que o Vodafone Rally de Portugal comemora o seu 50.º Aniversário.

Estarão presentes mais de 100 concorrentes e viaturas de competição inscritas na FIA – Federation Internationale de L’Automobile e cerca de 20 concorrentes e viaturas clássicas de competição. Presentes na prova estarão os melhores pilotos da actualidade: Sébastien Ogier, Dani Sordo, Ott Tanak, Thierry Neuville, Kris Meeke, Jari-Matti Latvala, entre outros.

Populares