Seguir o O MINHO

Motores

Rali de Portugal de 2019 confirmado entre 30 de maio e 02 de junho

em

Foto: Divulgação / WRC

A edição de 2019 do Rali de Portugal foi hoje confirmada entre 30 de maio e 02 de junho, uma semana mais tarde do que em anos anteriores, face à entrada do Chile no Mundial.

O calendário foi ratificado na reunião do Conselho Mundial da Federação Internacional do Automóvel, que decorre durante a Assembleia Geral anual daquela entidade, na cidade russa de São Petersburgo.

A prova portuguesa será a sétima de 14 rondas do Mundial de Ralis do próximo ano, que terá mais uma prova do que nos últimos anos. O rali do Chile disputa-se de 09 a 12 de maio, duas semanas depois da prova argentina, fazendo avançar a jornada do Automóvel Clube de Portugal uma semana.

O Conselho Mundial da FIA aprovou ainda os restantes calendários mundiais. A Fórmula 1 terá 21 provas, como este ano, mas termina uma semana mais tarde, em 01 de dezembro, em Abu Dhabi.

Ao todo, Portugal tem 10 provas pontuáveis para eventos internacionais já confirmadas. Para além do Rali de Portugal, a Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR) regressa ao norte do país, com Vila Real a acolher Tiago Monteiro e companhia em 07 de julho.

O Rali dos Açores, de 21 a 23 de março, abre o Campeonato Europeu de Ralis, sendo a primeira de oito provas.

Já na Taça Ibérica de Ralis, o Serras de Fafe, o Vinho Madeira e o Casinos do Algarve são os três ralis pontuáveis.

No todo-o-terreno, a Baja de Portalegre encerra a Taça do Mundo FIA de Bajas, de 24 a 26 de outubro.

No campeonato FIA Elétrico e de Novas Energias, Oeiras volta a acolher o Eco Rally, quarta de 13 provas previstas.

A Rampa Internacional da Falperra, em Braga, de 10 a 12 de maio, é a terceira ronda do Campeonato da Europa de Montanha.

O Estoril acolhe a derradeira prova do Troféu Lurani de Fórmula Junior, nos dias 12 e 13 de outubro.

Foi ainda confirmada a saída de Montalegre do calendário mundial de ralicrosse, para a entrada de Abu Dhabi. Nesta modalidade, também os Estados Unidos saíram.

No entanto, o circuito transmontano deverá acolher uma outra prova internacional, de uma nova competição europeia, a confirmar nos próximos dias.

Anúncio

Aqui chegado…

...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.

Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.

Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.

Motores

DIRETO: Mariano Pires no Mundial de karting

Desde o Circuito Internacional Paladino, no Brasil.
Horários: 2ª manga – 15:28, em Portugal (12:28 locais) / 3ª manga – 18:51, em Portugal (15:51 locais).

em

O piloto limiano Mariano Pires (#466) corre esta quinta-feira as segunda e terceira mangas de qualificação no Mundial Rotax de karting, no Circuito Internacional Paladino, no nordeste do Brasil, depois de, na quarta-feira, ter terminado os treinos cronometrados na nona posição, entre os 72 pilotos da categoria DD2, na qual se sagrou campeão nacional em Espanha – e que lhe valeu o passaporte, pelo quinto ano consecutivo, para as Rotax Max Challenge Grande Finals.

Foto: Facebook de Mariano Pires

Na primeira das três mangas de qualificação, a jovem promessa de Ponte de Lima terminou em 13.º.

MAIS: Conheça melhor Mariano Pires

“Arranquei num bom 5º lugar da grelha, quando estava em 4º na primeira curva levei um toque que me fez cair até ao 26º posto, recuperando assim em 9 voltas para o 13º lugar. Dadas as circunstâncias acabou por não ser um mau resultado…”, escreveu na sua página oficial no Facebook.

As finais mundiais Rotax juntam 360 pilotos, oriundos de 60 países, distribuídos por seis categorias. Mariano Pires corre na categoria DD2.

Continuar a ler

Motores

Mais de 50 na Moto Trial na Falperra

Cidade Europeia do Desporto.

em

Foto: DR

O Clube Automóvel do Minho (CAM) organiza este domingo a 4ª prova do Campeonato Nacional de Trial, juntamente com a Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), na zona da Falperra, um evento que é inserido no programa de Braga 2018 – Cidade Europeia do Desporto, que tem já assegurada a participação de mais de meia centena de atletas.

Num ano em que o CAM comemora o seu 50º aniversário e se demonstra eclético na organização e promoção de eventos desportivos que preenchem um completo calendário, aceitou o desafio da FMP e traz a Braga, mais propriamente à Santa Marta das Cortiças, na zona envolvente da Falperra, um evento de Moto Trial, modalidade que desde os anos 90 não constava no calendário desportivo deste clube.

Serão mais de cinco dezenas de participantes que estão distribuídos por sete categorias: Elite, Consagrados, Promoção, Iniciados, Infantis, Senhoras e Hobby. Percorrerão um trajeto de dois quilómetros, no Monte de Santa Marta das Cortiças, da freguesia de Esporões, em Braga, estando o início desta prova marcado para este domingo, a partir das 12:30, com uma duração de cerca quatro horas, sendo a entrada livre.

Continuar a ler

Motores

Mariano Pires coroado campeão no KIA Picanto GT Cup

em

Mariano Pires, piloto da Skywalker Racing Management, sagrou-se este fim-de-semana campeão do Kia Picanto GT Cup, na categoria Junior, na sua época de estreia no automobilismo.

Na última das seis provas deste troféu monomarca, criado em 2018, e cujo arranque decorreu em Braga, em maio, na Rampa da Falperra, o jovem de Ponte de Lima garantiu o título logo no sábado, na Corrida 1 do Estoril Racing Festival, primeiro dia de provas no Autódromo do Estoril.

“Estou muito feliz com este desfecho. Foi o meu primeiro ano nos automóveis e penso que tive uma adaptação incrível. Entrei cauteloso na época mas desde cedo percebi que o título estava ao meu alcance. Tive corridas excepcionais e outras que me deixaram algum amargo de boca, mas hoje [sábado] felizmente posso cantar vitória”, disse ao site “velocidades.pt”.

Foto: Facebook de Kia Picanto GT Cup

O piloto de 18 anos, feitos no passado dia 05 de novembro, junta mais um título ao seu longo currículo. Desde que começou a competir no karting, o wonderkid tem ganho sempre os campeonatos em que participa.

Nascido a 05 de novembro de 2000, Mariano Pires começou a competir no karting em 2012, ainda com onze anos, depois de ter começado a praticar com dez.

Em outubro, garantiu a quinta participação consecutiva nas finais mundiais Rotax, que este ano se disputam entre 24 de novembro e 01 de dezembro, no Brasil, após se ter sagrado campeão de karting, nas Series Rotax Espanha, na categoria DD2.

Lista de Inscritos Kia Picanto GT Cup — Estoril Racing Festival (Prova 6 de 6)
1 – #7 Bernardo Gonzalez (GUEST)/João Seabra (GUEST)
2 – #8 Miguel Abrantes (PRO)
3 – #9 Francisco Esperto (PRO)/Francisco Esperto Jr. (PRO)
4 – #12 João Aguiar Branco (JÚNIOR)
5 – #13 Francisco Marrão (PRO)/Manuel Moura Teixeira (PRO)
6 – #15 João Santos (PRO)
7 – #16 Orlando Batina (JÚNIOR)
8 – #18 Hugo Marcos (PRO)
9 – #27 Lourenço R. Magalhães (PRO)/José Supico (PRO)
10 – #31 Guilherme Dal Maso (JÚNIOR)/Duarte Botelho (PRO)
11 – #33 Mariano Pires (JÚNIOR)
12 – #55 Nuno Caetano (PRO)/Afonso Vaz (PRO)
13 – #77 Henrique van Uden (PRO)/Rui Silva (JÚNIOR)
14 – #88 Luís Maria Lisboa (JÚNIOR)/David Matos-Chaves (JÚNIOR)
15 – #95 Leonor Espinhal (JÚNIOR)
16 – #99 Hugo Araújo (PRO)
17 – #577 Rui Madeira (PRO)
18 – #777 Sérgio Azevedo (PRO)/Manuel Gião (GUEST)

O conteúdo Mariano Pires coroado campeão no KIA Picanto GT Cup aparece primeiro em Desporto – O MINHO.



Source link

Continuar a ler

Populares