O Rali de Portugal começa esta quinta-feira com o Shakedown [troço onde os pilotos fazem as últimas afinações] no circuito de Baltar, distrito do Porto, durante a manhã. A cerimónia de partida realiza-se em Coimbra, e a parte competitiva começa com uma Superespecial (a única percorrida em pisos de asfalto), no centro da Figueira da Foz, ao final da tarde.
Na sexta-feira os pilotos vão disputar 10 classificativas, num total de 146,5 km. Vai ser o dia mais longo do rali, com uma dupla passagem por Lousã, Góis e Arganil, a que se junta Mortágua. Ainda nesse dia, há a estreia do troço Águeda/Sever do Vouga e o regresso de Sever do Vouga/Albergaria-a-Velha, que tinha sido utilizado nos anos 90.
A competição para os pilotos do Campeonato de Portugal de Ralis termina no final deste dia.
A segunda etapa disputa-se no sábado, tem sete especiais e 122,7 kms cronometrados. Nota para o regresso de Vieira do Minho, a dupla passagem por Cabeceiras de Basto (que no ano passado se fez no domingo) e Amarante (este ano mais curta), terminando com a superespecial de Lousada.
O rali termina no domingo, com a dupla passagem pelas classificativas de Paredes, Felgueiras (no ano passado disputou-se no sábado) e Fafe, num total de 72,1 km. A Power Stage, que atribui pontos extra aos cinco pilotos mais rápidos, está reservada à segunda passagem por Fafe.
A lista de inscritos deste ano é a maior e melhor da época do WRC, com 95 equipas, incluindo 12 carros da categoria Rally1 e 56 da Rally2.
A Toyota, atual campeã mundial, alinha com quatro GR Yaris Rally1 com as cores oficiais, pilotados por Elfyn Evans, Sébastien Ogier, Kalle Rovanperä e Takamoto Katsuta. Além disso, o jovem Sami Pajari, campeão do WRC2 em 2024, também estará em ação, com um GR Yaris Rally1 da equipa Toyota Gazoo Racing WRT2.
A Hyundai Motorsport alinha com três i20 N Rally1 destinados ao campeão do mundo em título, Thierry Neuville, Ott Tänak e Adrien Fourmaux.
Já a equipa M-Sport Ford apresenta, além dos habituais Grégoire Munster e Josh McErlean, o letão Martinš Sesks e o português Diogo Salvi, que se estreia ao volante de um carro da principal categoria do WRC.
É a primeira vez, desde 2012, que um piloto português compete com um Rally1.
Na segunda categoria, a WRC2, marcam presença 56 pilotos, incluindo Oliver Solberg (Toyota GR Yaris), Gus Greensmith (Skoda Fabia RS), Kajetan Kajetanowicz (Toyota GR Yaris), Nikolay Gryazin (Skoda Fabia RS), Jan Solans (Toyota GR Yaris) e os irmãos Yohan e Léo Rossel (Citroën C3).
Programa
– Quinta-feira, 15 mai:
09:31 Shakedown, em Baltar (5,72 km)
19:05 SS1 Figueira da Foz SSS (2,94 km)
– Sexta-feira, 16 mai:
07:35 SS2 Mortágua (14, 59 km)
09:05 SS3 Lousã (12,28 km)
09:53 SS4 Góis (14,30 km)
10:41 SS5 Arganil (14,41 km)
13:05 SS6 Lousã 2 (12,28 km)
13:53 SS7 Góis 2 (14,30 km)
14:41 SS8 Arganil 2 (18,72 km)
17:05 SS9 Mortágua2 (14,59 km)
18:35 SS10 Águeda/Sever (15,08 km)
19:20 SS11 Sever/Albergaria (20,24 km)
– Sábado, 17 mai:
07:35 SS12 Vieira do Minho 1 (17,69 km)
08:35 SS13 Cabeceiras de Basto 1 (19,91 km)
10:25 SS14 Amarante 1 (22,10 km)
15:05 SS15 Vieira do Minho 2 (17,69 km)
16:05 SS16 Cabeceiras de Basto 2 (19,91 km)
17:55 SS17 Amarante2 (22,10 km)
19:05 SS18 Lousada – SSS (03,52 km)
– Domingo, 14 mai:
06:43 SS19 Paredes 1 (16,09 km)
07:48 SS20 Felgueiras 1 (8,81 km)
08:35 SS21 Fafe 1 (11,18 km)
09:58 SS22 Paredes 2 (16,09 km)
11:03 SS23 Felgueiras 2 (8,81 km)
13:15 SS24 Fafe 2 – Power Stage (11,18 km)