O extremo do Benfica Rafa pôs termo à sua carreira na seleção portuguesa de futebol, iniciada quando era, ainda, jogador do SC Braga, informou hoje o futebolista, em comunicado enviado à agência Lusa.
“Informei hoje o selecionador Fernando Santos e a FPF [Federação Portuguesa de Futebol] da minha indisponibilidade para representar a equipa nacional. Julgo tratar-se de uma decisão honesta e acertada, neste momento da minha carreira. Peço que as razões, de foro pessoal, sejam respeitadas por todos”, lê-se na mensagem divulgada pelo jogador.
Rafa, de 29 anos, conta 25 internacionalizações pela seleção principal, sem ter apontado qualquer golo.
O avançado do Benfica estreou-se na equipa das ‘quinas’ em 05 de março de 2014, em Leiria, numa vitória por 5-1 num jogo particular frente aos Camarões, sob o comando de Paulo Bento. Na altura, o futebolista vestia as cores dos Gverreiros do Minho, tendo saído para Lisboa em 2016, numa transferência de cerca de 16 milhões de euros.
𝗡𝗘𝗘𝗗 ⚡ 𝗙𝗢𝗥 ⚡ 𝗦𝗣𝗘𝗘𝗗.
Numa corrida com a bola nos pés, qual destes Gverreiros do século XXI levaria a melhor? Maciel, Matheus, Rafa ou Galeno? 🐎 pic.twitter.com/uptb4ZOil3— SC Braga (@SCBragaOficial) May 19, 2020
“Representei as seleções nacionais em 40 ocasiões, ajudei a conquistar o Euro2016 e a Liga das Nações e estarei sempre na primeira fila a apoiar a equipa de todos nós. Estou certo de que a seleção nacional continuará a dar alegrias aos portugueses, desde logo na Liga das Nações e no Mundial2022”, rematou Rafa.
A FPF despediu-se também do extremo: “A direção da FPF respeita a decisão tomada pelo Rafa, que connosco viveu as duas maiores conquistas da seleção nacional, o Euro2016 e a Liga das Nações. O Rafa será para sempre um dos nossos e é credor do nosso reconhecimento e agradecimento”.