A Quinta Pedagógica de Pentieiros, em Ponte de Lima, integra a lista de finalistas ao Prémio Guardião da Biodiversidade Doméstica, foi hoje anunciado.
- Anúncio -
Em comunicado, a autarquia explica que se trata de “um galardão que pretende reconhecer e distinguir atividades de conservação, utilização e promoção dos recursos genéticos animais para alimentação e agricultura, em geral, e raças autóctones e seus produtos, em particular”.
Integrada nos Prémios Vida Rural, a votação final será divulgada em 19 de abril, durante o congresso AgroIn2023.
“A Quinta Pedagógica de Pentieiros nasceu da intervenção levada a cabo ao nível da recuperação/revitalização do património construído, da reconstrução de alguns imóveis, da construção de raiz de outras infraestruturas e equipamentos, e do aproveitamento/dinamização da exploração agro-silvo-pastoril, concentrando várias infraestruturas e equipamentos associados ao alojamento, ao recreio e ao lazer e à demonstração e experimentação de técnicas e culturas agropecuárias e florestais”, refere a autarquia.
A Quinta de Pentieiros mostra ao público menos familiarizado, especialmente aos mais jovens, o dia-a-dia da vida rural, permitindo uma aproximação direta com as vivências diárias de uma exploração agrícola minhota.
As votações estão abertas até ao dia 09 de abril.
Os interessados podem votar aqui. .