Quinta-feira Santa com chuva no Minho (mas o pior vem amanhã)

Estado do tempo
Foto: Pedro Luís Silva / O MINHO / Arquivo

Hoje, Quinta-feira Santa, será um dia chuvoso no Minho, mas a precipitação será ainda mais intensa amanhã, sexta-feira, o que levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a colocar os distritos de Braga e Viana do Castelo sob aviso amarelo.

Para hoje, o IPMA prevê “céu geralmente muito nublado” e “períodos de chuva ou aguaceiros, em geral fracos”.

O vento soprará “fraco a moderado (até 25 km/h) predominando do quadrante sul, soprando por vezes forte (até 40 km/h) junto à faixa costeira no final do dia”.

O IPMA prevê ainda uma “pequena subida da temperatura mínima”.

O tempo agrava-se amanhã, Sexta-feira Santa, e os distritos de Braga e Viana do Castelo estarão sob aviso amarelo entre as 06:00 e as 12:00.

O IPMA prevê “períodos de chuva por vezes forte, passando a aguaceiros”.

Devido à forte ondulação, a zona costeira do Minho também está sob aviso amarelo até às 06:00 de domingo.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Recorde-se que, como O MINHO noticiou, é esperada chuva para a época pascal.

Segundo o IPMA, “a semana da Páscoa será caracterizada por tempo instável, que se deverá manter pelo menos até segunda-feira (dia 21), como consequência da passagem sucessiva de sistemas frontais, associados a uma vasta região depressionária centrada a noroeste da Península Ibérica”.

“Assim, até ao Domingo de Páscoa (dia 20) espera-se a ocorrência de precipitação em todo o continente, com maior frequência e intensidade no Norte e Centro, e com os maiores valores acumulados nas regiões do Minho e Douro Litoral”, acrescenta.

O IPMA salienta que “o feriado de Sexta-Feira Santa (dia 18) deverá ser o dia com precipitação mais intensa e generalizada em Portugal continental, devido à passagem de uma superfície frontal fria. Todavia, a precipitação deverá continuar nos restantes dias, em regime de aguaceiros, que serão menos frequentes e intensos na região Sul”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados