Quinta-feira com neblina e poeiras de África. Aviso amarelo para o Minho prolongado até domingo

Com pequena descida das máximas
Quinta-feira com neblina e poeiras de áfrica. Aviso amarelo para o minho prolongado até domingo
Foto: Pedro Gonçalo Costa / O MINHO / Arquivo

Esta quinta-feira vai ser marcada por neblina ou nevoeiro matinal e também a partir do final da tarde, mas durante o dia o sol volta a brilhar com as temperaturas a ultrapassarem os 30 graus Celsius. Devido ao calor, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prolongou o aviso amarelo para os distritos de Braga e Viana do Castelo até domingo. Hoje, a Direção-Geral da Saúde (DGS) alerta para as poeiras vindas de África.

Para esta quinta-feira, o IPMA prevê “céu pouco nublado ou limpo, apresentando-se geralmente muito nublado até meio da manhã e a partir do final da tarde, em especial junto à faixa costeira”.

O vento soprará fraco e é esperada “neblina ou nevoeiro matinal e a partir do final da tarde”, além de uma “pequena descida da temperatura máxima”.

Em Braga a máxima prevista é de 31ºC e em Viana do Castelo de 23ºC.

“Situação de fraca qualidade do ar”

Uma massa de ar proveniente dos desertos do Norte de África, que transporta poeiras em suspensão, está prevista atravessar Portugal Continental durante esta quinta-feira, avisou a DGS.

Face a estas previsões, deverá ocorrer “uma situação de fraca qualidade do ar no continente, registando-se um aumento das concentrações de partículas inaláveis de origem natural no ar”, adianta aquele organismo.

Segundo a DGS, “este poluente (partículas inaláveis – PM10) tem efeitos na saúde humana, principalmente na população mais sensível, crianças e idosos, cujos cuidados de saúde devem ser redobrados durante a ocorrência destas situações”.

Assim, e enquanto este fenómeno se mantiver, a DGS recomenda à população em geral para evitar os esforços prolongados, limitar a atividade física ao ar livre e a exposição a fatores de risco, tais como o fumo do tabaco e o contacto com produtos irritantes.

Os grupos de cidadãos mais vulneráveis, e a população em geral, sempre que seja viável, devem “permanecer no interior dos edifícios e, preferencialmente, com as janelas fechadas”, sobretudo crianças, idosos, doentes com problemas respiratórios crónicos, designadamente asma e do foro cardiovascular.

Os doentes crónicos devem manter os tratamentos médicos em curso, refere a DGS, sublinhando que em caso de agravamento de sintomas devem contactar a Linha Saúde 24 (808 24 24 24) ou recorrer a um serviço de saúde.

Para informação adicional sobre a qualidade do ar e os valores medidos nas estações de monitorização, pode ser consultada a página da internet da APA ou a App QualAr.

Com Lusa

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Gnr e psp acompanham volta a portugal para garantir segurança também ao público

GNR e PSP acompanham Volta a Portugal para garantir segurança também ao público

Próximo Artigo
Duas mulheres morrem em acidente na autoestrada em trás-os-montes

Duas mulheres morrem em acidente na autoestrada em Trás-os-Montes

Artigos Relacionados