O Centro e o Departamento de Química da Universidade do Minho reuniram as suas cientistas reconhecendo, deste modo, o papel das Mulheres e Meninas na Ciência como agentes de mudança para se atingir o 6.º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS 6): Garantir o acesso de todos à água e ao saneamento.
A professora Dulce Geraldo adiantou hoje a O MINHO que a reunião evoca o facto de a Assembleia Geral das Nações Unidas ter declarado, em 2015, o dia 11 de fevereiro como o Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência.
No que ao ODS n.º 6 diz respeito – diz a docente – alguns dos membros do Centro de Química focam-se na investigação no desenvolvimento de métodos de remediação e tratamento de águas contaminadas e na divulgação do modo de funcionamento de Estações de Tratamento de Águas nas escolas básicas e secundárias da região.
A ‘Química’ da UMinho salienta que “o evento vai ser celebrado de diversas formas e o tema deste ano centra-se na “Equidade, Diversidade e Inclusão: A Água Unifica-nos”, assinalando, assim, “o problema de milhares de milhões de pessoas não terem acesso a água potável, saneamento e higiene em 2030, a menos que o progresso quadruplique”.
Os diversos membros do Centro de Química da UMinho -sublinha – desenvolvem a sua investigação inserida em três grupos,: “Química Biomolecular Aplicada”, “Heterociclos para Desafios Societais” e “Química Sustentável – Novos Métodos e Materiais”. A investigação desenvolvida vai ao encontro de vários dos ODS (objetivos de desenvolvimento sustentável), nomeadamente o ODS 3 (saúde de qualidade), 4 (educação de qualidade), 6 (água potável e saneamento) e 7 (energias renováveis e acessíveis).