Ao longo de um ano, foi celebrada a elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha. As comemorações terminaram, esta segunda-feira à noite, com um concerto do mais conhecido filho da terra, Quim Barreiros.
Perante uma Praça da República lotada, a noite foi de grande festa com Quim Barreiros a fechar com “chave de ouro” a comemoração do centenário.






As comemorações tiveram início em meados de março de 2024, com o descerramento de uma placa junto ao busto do Contra-Almirante Jorge Maia Ramos Pereira e a inauguração de uma exposição sobre a sua vida e obra, na Praça da República.
Todo o programa foi da responsabilidade da Comissão Organizadora das Comemorações do Centenário da Elevação de Gontinhães a Vila Praia de Âncora, o modo escolhido para organizar a efeméride e que reuniu várias personalidades.
Como referiu na altura o presidente da Câmara, Rui Lages, pretendeu-se que a comemoração fosse também uma oportunidade de reflexão para, recordando o passado, idealizar projetos e sonhos, que não podem ser de um homem só, nem de uma instituição só, mas que encontrou a fórmula ideal numa comissão independente.