Arquivo

Quer casar na Braga Romana? As candidaturas já estão abertas

Um dos pontos altos do evento
Quer casar na braga romana? As candidaturas já estão abertas

No âmbito da programação da ‘Braga Romana – Reviver Bracara Augusta’, que se realiza de 17 a 21 de maio, a Câmara volta a promover o concurso do “Casamento Romano – Ubi Tu Gaius Ego Gaia”, a expressão latina que era pronunciada pela noiva ao noivo, na Roma Antiga, e que pode ser traduzida por “Onde Fores Gaius, Serei Gaia”.

O casamento na Roma Antiga era um dos rituais de maior importância e a cerimónia e festa envolta de bons auspícios. A Braga Romana – Reviver Bracara Augusta vai reviver esta celebração e oferecer ao casal vencedor a possibilidade de ser protagonista de “um grande espetáculo de recriação de um casamento romano com todo o seu esplendor”.

O Casamento Romano acontecerá em 21 de Maio, pelas 17:00, no Rossio da Sé.

A seleção do casal vencedor tem em consideração a apresentação de uma frase, onde a criatividade, originalidade e o enquadramento histórico são os fatores avaliados. Os participantes deverão completar a frase: ‘“Eu gostaria de casar na ‘Braga Romana’, porque …”

Para participar, é necessário ter idade compreendida entre 18 e 50 anos e um dos membros do casal ser residente em Braga. O casal vencedor será protagonista do espetáculo onde intervêm dezenas de figurantes. As inscrições devem ser enviadas até ao dia 30 de abril 2023 por formulário on-line (aqui).

O regulamento do concurso está disponível aqui.

O casal vencedor terá ainda ofertas especiais atribuídos pela “BragaNoivos”, patrocinador do “Casamento Romano”. De entre os prémios, destacam-se o serviço de cabelo e maquilhagem do casamento romano, a cargo do Atelier Paula Lage, no valor de 875 euros. Após casamento, comprovado com certidão do Registo Civil, o casal terá ainda como oferta um ‘voucher’ no valor de 400 euros para compra de alianças de casamento, na ourivesaria Albertina Machado e a oferta de noite de núpcias, num dos Hotéis Bom Jesus.

O casal será ainda premiado com um serviço de reportagem videográfica, a cargo da empresa Imagens de Sonho, no valor de 1.200 euros, ou prestação do mesmo serviço caso a celebração seja efetuada à posteriori; um serviço de reportagem fotográfica, a cargo da empresa Ritmos&Reflexos, no valor de 875 euros, ou prestação do mesmo serviço caso a celebração ser efetuada à posteriori; aluguer do Espaço Casa dos Coimbras para a realização da celebração civil e festa do casamento; estacionário do casamento, oferta da Xara Casamentos, no valor de 450 euros e animação da recepção dos noivos ou ‘voucher’ no valor de 650 euros caso a celebração seja realizada à posteriori.

O casamento na Roma Antiga era uma das principais instituições da sociedade romana e tinha como principal objetivo gerar filhos legítimos, que herdariam a propriedade e o estatuto dos pais. Entre as classes mais abastadas, servia também para selar alianças de natureza política ou económica.

Vários ritos do casamento romano foram legados ao mundo ocidental contemporâneo, como a existência de um anel de noivado, do véu de noiva, a união das mãos direitas dos nubentes ou ainda o gesto de levar ao colo a noiva para dentro da habitação.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Talentoso bailarino de braga ganha bolsa de estudos na alemanha dias depois de fazer 12 anos

Talentoso bailarino de Braga ganha bolsa de estudos na Alemanha dias depois de fazer 12 anos

Próximo Artigo
Vitória procura regressar aos triunfos na visita ao famalicão

Vitória procura regressar aos triunfos na visita ao Famalicão

Artigos Relacionados