A Câmara de Braga já abriu as candidaturas o casamento, que se realiza em 25 de maio, durante a iniciativa Braga Romana.
“O casamento durante a Roma Antiga era um dos rituais de maior importância e a cerimónia e festa envolta de bons auspícios”, explica a Câmara, em comunicado enviado hoje às redações.
A Braga Romana – Reviver Bracara Augusta pretende, mais uma vez, reviver esta “celebração e oferecer ao casal vencedor a possibilidade de ser protagonista de um grande espetáculo de recriação de um casamento romano em todo o seu esplendor”.
O Casamento Romano terá lugar a 25 de maio, pelas 17:00, na Praça Municipal.
Para participar é necessário ter idade compreendida entre 18 e 50 anos e um dos membros do casal ser residente em Braga.
A seleção do casal terá em consideração a apresentação de uma frase, onde a “criatividade, originalidade e o enquadramento histórico” são fatores de valoração.
Para efetuar a candidatura, os noivos devem submeter a ficha de inscrição e responder à pergunta “O que pode dizer sobre o vosso amor, para que a Deusa Juno, enobreça e sele a vossa união com a força do nó de Hércules, AD AETERNUM, numa cerimónia cheia de encantos, em plena ‘Braga Romana – Reviver Bracara Augusta’ 2025?”.
As candidaturas podem ser submetidas até 04 de maio (aqui)
O casal vencedor será “protagonista de uma nova história de amor em Bracara Augusta, assumindo em rigor todo o ritual do Casamento Romano”, num espetáculo onde intervêm dezenas de figurantes.