Seguir o O MINHO

Guimarães

Quem é André Coelho Lima, o cabeça de lista do PSD por Braga

Advogado de 45 anos e vereador na Câmara Municipal de Guimarães, à qual foi candidato em 2013 e 2017, liderando a coligação “Juntos por Guimarães” (PSD-CDS-PPM-MPT-PPV/DC) contra o autarca Domingos Bragança (PS)

em

André Coelho Lima com a família. Foto: Facebook

André Coelho Lima é casado, tem 45 anos, nasceu e reside em Guimarães onde estudou no Liceu, atual Escola Martins Sarmento. É licenciado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto (2000) e administrador da sociedade CLT – Sociedade de Advogados, fundada em 2005 (currículo). André Coelho Lima é vereador da Câmara Municipal de Guimarães desde 2009.

O candidato da coligação “Juntos por Guimarães” (PSD-CDS-PPM-MPT-PPV/DC) nas últimas autárquicas fez ainda uma pós-graduação na Universidade Católica Portuguesa e uma especialização da Universidade de Cambridge.

Quem conhece André Coelho Lima diz que, entre as suas principais qualidades, destacam-se a sua capacidade de trabalho, persistência e dedicação.

Foi deputado municipal em Guimarães entre 2001 e 2009 (tendo ocupado o cargo de líder da bancada parlamentar do PSD na Assembleia Municipal de Guimarães entre 2005 e 2009) e líder do PSD/Guimarães de 2010 a 2016.

Quando Pedro Duarte esteve na Secretaria de Estado da Juventude, em 2004 e 2005 foi o seu assessor jurídico.

Foi ainda Conselheiro Nacional do Partido Social Democrata, entre 2006 e 2010, regressando a essa condição, que mantém, a partir de 2013.

Em 2017, na disputa interna de Rui Rio contra Pedro Santana Lopes, foi mandatário do atual presidente do partido no distrito de Braga, ocupando, desde a sua vitória, o lugar de vogal da Comissão Política Nacional.

Quando candidato a Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, em 2013 obteve 35,6% dos votos e em 2017 atingiu os 37,9% dos votos.

Fonte: MAI

Na sua relação com o concelho de Guimarães, exerceu diversas funções em associações e entidades do concelho: foi presidente do Departamento de Juventude do Vitória Sport Clube (1993-1998), Diretor de Marketing do Vitória SC (1998-2001), durante os mandatos de Pimenta Machado, e ainda membro do Conselho Fiscal do mesmo clube (2004-2007).

Aliás, foi um dos nomes falados para encabeçar uma lista à presidência do clube mas que acabaria por declinar.

Foi dirigente de diversas associações vimaranenses, tendo mesmo sido fundador de algumas delas como por exemplo: ACFN – Associação de Comissões de Festas Nicolinas; (1995), Forum Vimaranis – Associação para o Desenvolvimento de Guimarães” (2000) e Olho de Vidro – Associação Cinematográfica de Guimarães (2005).

Em 2004, esteve ligado ao movimento cívico ‘Compromisso Portugal’ enquanto seu promotor.

Do seu currículo faz ainda parte a presidência do conselho distrital do Porto da Associação Nacional dos Jovens Advogados Portugueses, entre 2007 e 2009.

André Coelho Lima é um dos descendentes da família de industriais, fundadores das empresas COELIMA – Indústrias Têxteis, S.A. e LAMEIRINHO – Indústria Têxtil, S.A., empregadoras de milhares de famílias no concelho de Guimarães, nos últimos quase cem anos.

Oficial: André Coelho Lima é o cabeça de lista do PSD no distrito de Braga

De acordo com informação oficial, avançada este sábado, é o escolhido de Rui Rio para encabeçar a lista de candidatos a deputados, pelo círculo de Braga, nas eleições legislativas marcadas para o próximo dia 06 de outubro.

Presidente da distrital do PSD/Braga diz que escolha de cabeça de lista merece “aplausos”

Para José Manuel Fernandes, presidente da distrital de Braga do PSD, trata-se de uma escolha que merece “aplausos”.

 

Notícia atualizada às 18h25

Anúncio

Guimarães

Guimarães recebe feira de vinho com mais de 150 produtores

Guimarães Wine Fair

em

Foto: Divulgação

Mais de 150 produtores de vinho estarão presentes no evento “Guimarães Wine Fair”, anunciou, esta quinta-feira, a autarquia local.

A feira, que decorre no Multiusos de Guimarãeas, de sexta até domingo, vai na sua segunda edição e contará com mais de 150 expositores no certame.

Classificado como um “evento pioneiro” em Portugal, é possível degustar e comprar os vários tipos de vinho patentes na Wine Fair.

“À semelhança da edição anterior, o homenageado é o Vinho, um dos símbolos da cultura portuguesa, onde haverá destaque para artigos produzidos artesanalmente”, destaca a autarquia, em nota enviada à imprensa.

A feira é organizada pelo supermercado E.Leclerc de Lordelo-Guimarães, com co-organização do Município de Guimarães e Guimarães Marca.

Continuar a ler

Guimarães

Guimarães inicia construção do maior centro de medicina regenerativa da Europa

“The Discoveries Centre”

em

Avepark. Foto: Divulgação

Já arrancaram as obras de construção do novo Instituto Cidade de Guimarães, local de sede do futuro maior centro de investigação em medicina regenerativa da Europa, no parque de ciência e tecnologia Avepark.

Domingos Bragança, edil, em reunião do executivo camarário vimaranense, tinha anunciado um apoio de 1,5 milhões de euros para a construção deste projeto, que conta ainda com 15 milhões de euros de financiamento direto da Comissão Europeia.

A situar no parque de ciência e tecnologia Avepark, em Guimarães, junto ao edifício 3B’s, terá como epicentro o The Discoveries Centre, uma parceria da Universidade do Minho e de outras quatro universidades portuguesas (Porto, Aveiro, Lisboa e Nova de Lisboa) com a University College of London.

Este centro focar-se-á em investigação multidisciplinar, que será traduzida em métodos inovadores a serem aplicados na prevenção e no tratamento de doenças músculo-esqueléticas, neurodegenerativas e cardiovasculares.

Orçado em 100 milhões de euros, o novo instituto contará com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e das Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDRs) do Norte, Centro e Lisboa e Vale do Tejo.

Continuar a ler

Guimarães

Dois detidos por tráfico de estupefacientes em Guimarães

Em operação da PSP

em

Foto: O MINHO (Arquivo)

Um homem e uma mulher, de 50 e 48 anos, respetivamente, foram detidos, na quarta-feira à tarde, por agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Guimarães, pelo crime de tráfico de estupefacientes, anunciou esta quinta-feira aquela polícia.

Em comunicado enviado a O MINHO, a PSP refere que a detenção deu-se na sequência de um processo em investigação, culminando com esta operação policial, onde foram efetuados dois mandados de buscas domiciliárias na cidade de Guimarães.

De acordo com a PSP, foram apreendidas 116 doses de heroína, 156 de cocaína, seis de haxixe e 125 euros em dinheiro. Durante a investigação, havia também sido apreendido estupefaciente, cocaína suficiente para 59 doses, heroína suficiente para 23 doses e a quantia de 500 euros em dinheiro.

Foto. Divulgação PSP

Os detidos vão ser presentes, amanhã, junto do Tribunal Judicial de Vila Nova de Famalicão.

Continuar a ler

Populares