Seguir o O MINHO

Braga

Queda de folhas revela vários ‘ninhos’ de vespa asiática no centro de Braga

Biodiversidade

em

Foto: DR

A queda das folhas com a chegada dos primeiros ventos fortes de outono tem revelado vários ninhos de vespa velutina no centro da cidade de Braga, sobretudo em São Vicente e em São Víctor. No entanto, não tem havido, nas últimas semanas, registo de ataques na região das chamadas popularmente por ‘asiáticas’.

A plataforma Amigos da Freguesia de São Vicente denunciou recentemente dois vespeiros à entrada da cidade, um na Praça das Fontaínhas, na urbanização com o mesmo nome, e outro em frente ao Burger King, também na mesma urbanização. Ambos os ‘ninhos’ estão no topo de árvores altas, desconhecendo-se, no entanto, se estão ativos.

Também junto ao bairro de Santo Tecla, na cidade, foi detetado um vespeiro no topo de uma árvore, situação revelada por moradores através das redes sociais.

Santa Tecla. Foto: António Lobato Costa

Sebastião Ribeiro, da Associação de Moradores do Bairro da Alegria, denunciou dois ‘ninhos’ recentemente, um junto à Universidade do Minho e outro na Quinta da Armada, em São Víctor.

Junto à UMinho. Foto: Sebastião Ribeiro

Quinta da Armada. Foto: Sebastião Ribeiro

Com a chegada do frio, algumas vespas permanecem ativas, mas as vespas fecundadas começam a procurar refúgio durante o inverno, sobretudo em pedaços de madeira, de forma a criar novos ninhos com a chegada da primavera. As restantes acabam por morrer. Cada vespa fecundada que ‘escape’ neste inverno dará lugar a milhares de novas vespas no próximo ano.

Populares