A Adega de Monção viu quatro dos seus vinhos serem distinguidos pelos editores da conceituada Wine Enthusiast, foi hoje divulgado pela cooperativa.
A publicação norte-americana reconheceu a “excelência e qualidade” da gama dos vinhos da Adega de Monção, colheitas 2022 e 2023, às quais atribuiu duas pontuações acima dos 90 pontos (excelente), num máximo de 100.
O Alvarinho Deu-la-Deu Reserva 2022 Alvarinho Monção foi galardoado com 92 pontos e o Alvarinho Deu-la-Deu Clássico 2023 com 91, recebendo, ainda, o selo “Best Buy”.
Por último, também os vinhos Alvarinho Adega de Monção 2023 e Adega de Monção Escolha 2023 alcançaram 88 pontos na avaliação internacional promovida por esta revista norte-americana, uma “referência” entre enófilos, críticos e curiosos do universo vínico.
“É com imenso orgulho e entusiasmo que recebemos uma avaliação tão positiva de uma revista com a exigência que caracteriza a Wine Enthusiast. As pontuações atribuídas aos nossos vinhos simbolizam o trabalho contínuo de envolvimento dos produtores e de afirmação nacional e internacional do nosso produto. Ao longo dos anos, temos vindo a realizar bem como o esforço e dedicação de toda uma equipa, empenhada em levar os vinhos da sub-região de Monção e Melgaço além-fronteiras”, afirma Armando Fontainhas, presidente da Adega Cooperativa Regional de Monção, citado em comunicado enviado às redações.
Como refere a mesma nota da maior adega do país em número de sócios e maior produtor de vinho da sub-região Monção Melgaço, a Wine Enthusiast, fundada em 1988, é uma das publicações “mais influentes no mundo dos vinhos”.
Em maio, a revista irá fazer uma edição com os melhores vinhos do mundo e a Adega de Monção estará em destaque.