Seguir o O MINHO

Aqui Perto

Quatro quilos de meixão apreendidos em Vila do Conde

Unidade de Controlo Costeiro de Esposende

em

Foto: Ilustrativa / GNR

A GNR apreendeu hoje cerca de quatro quilogramas de meixão em estado juvenil, avaliado em 5.700 euros, no rio Ave, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto.

Em comunicado, a Unidade de Controlo Costeiro da GNR, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Esposende, explica que a apreensão ocorreu “no âmbito de uma ação de fiscalização e vigilância do controlo da captura, detenção, transporte e comercialização ilegal” de meixão.

“Os militares da Guarda detetaram um indivíduo, de 38 anos, com 3,8 quilos desta espécie que utilizava vários utensílios de pesca e redes para a sua captura que, devido às características, são extremamente lesivas à fauna existente. O material utilizado na captura e o meixão foram apreendidos, tendo sido devolvido ao seu habitat natural por se encontrar vivo”, refere a GNR.

O suspeito foi constituído arguido, e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Vila do Conde.

A GNR alerta que “a enguia europeia (‘Anguilla anguilla’) que na fase larvar é conhecida por enguia juvenil/meixão, é uma espécie considerada em perigo e que tem sofrido grande redução em razão da pesca ilegal, impedindo desta forma o normal ciclo de reprodução, colocando em causa a sustentabilidade da espécie”.

Populares