Quarto navio oceânico ‘made in’ Viana já flutua

MS World Traveller

O quarto navio oceânico construído nos estaleiros navais de Viana do Castelo pela West Sea já fez os primeiros testes no mar, depois de vários meses onde foi sendo criado dentro do estaleiro.

É assim o quarto a ‘ir ao mar’, depois de MS World Explorer (2019), MS World Voyager (2020) e MS World Navigator (2021).

Mário Ferreira, que encomendou as embarcações através da empresa Mystic River, divulgou nas redes sociais que o MS World Traveller “estará pronto para viajar o mundo” depois de “mais uns meses de testes e acabamentos”.

Segundo um comunicado da Martifer, os navios são da gama Explorer e de classe de cruzeiro, construídos com base no Código Polar (classe de gelo), sistema de Propulsão Híbrida e com a capacidade de acomodar 200 passageiros e 112 tripulantes, de acordo com “os mais elevados padrões de qualidade e conforto”.

Fonte: Nicko Cruises

São considerados navios cruzeiros de pequeno porte, o que permite, por exemplo, atracar em Veneza, ao contrário dos cruzeiros de grande porte que foram esta semana proibidos de atracar pelos governantes italianos. Nas redes sociais, o empresário Mário Ferreira previa em 2020 que os “navios pequenos com muita qualidade e menos de 200 passageiros vão ter uma enorme procura” na fase pós-pandémica.

Segundo o mesmo relatório da consultora VesselsValue, a frota mundial deste tipo de navios cresceu 65% em termos de capacidade para passageiros, atingindo os 700 mil. Em 2019, foram construídos 24 novos navios.

Ainda de acordo com o relatório, face à chegada da covid-19, a atividade destes navios teve um impacto negativo de cerca de 50%, com as empresas a adiar o regresso das operações.

Refere ainda que algumas dessas operadores realizaram mais viagens durante o ano de 2020. Apesar dos riscos, a consultora aposta que a tendência até 2025 será de crescimento no setor.

No ano de 2020, a Mystic Cruises pagou 110 milhões de euros à empresa que gere os estaleiros navais de Viana do Castelo.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados