Seguir o O MINHO

Braga

Qualidade do ar em Braga tem sido das piores na Europa (e um popular ‘youtuber’ americano deu conta disso)

Ambiente

em

A cidade de Braga, mais concretamente a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, tem registado níveis elevados de partículas inaláveis que podem causar problemas respiratórios e doenças cardíacas graves, sendo mesmo um dos pontos na Europa onde o ar tem apresentado menor qualidade, pelo menos na última semana. Drew Durnill, um popular youtuber norte-americano com 1,24 milhões de subscritores e cujos vídeos, sobretudo dedicados à geopolítica, geografia, história e aos ‘memes’, já foram vistos mais de 700 milhões de vezes, deu conta da situação. E brincou com ela.

Os dados que, apesar da ligeireza da abordagem do ‘youtuber’ podem ser encarados como alarmantes, pertencem ao European Air Quality Index, são recolhidos pela Agência Europeia do Ambiente, orgão administrado pela União Europeia, e apresentados em tempo real em portal especializado.

Fonte: UE

Segundo o index, cuja rede de estações de controlo de qualidade do ar incluem medidores nessa avenida e em Azurém, concelho de Guimarães, a zona em redor do Braga Parque tem apresentado sinais elevados de PM10 ao longo dos últimos dias, levando a que a classificação do ar não passe de entre moderado a pobre, chegando a atingir valores de “extremamente pobre” no início da semana, tornando-se um dos pontos mais poluídos na Europa em relação a essas partículas.

As projeções para amanhã também não são animadoras, com o mesmo radar a ser incluído na classificação de “pobre”, novamente uma das mais baixas em toda a UE.

Nos últimos 365 dias, a qualidade do ar apresentou-se “pobre” 33,2% do tempo, “aceitável” em 36,9%, “moderada” em  25,8% das medições. Cerca de 5% do tempo o ar apresenta qualidade “muito pobre” ou “extremamente pobre”.

Fonte: UE

Por incrível que pareça, esta situação em relação ao Minho foi divulgada por um famoso YouTuber norte-americano, Drew Durnill, mostrando-se estupefacto por existirem locais em Portugal com registos tão baixos no que diz respeito à qualidade do ar. O norte-americano utilizou uma imagem do mago Gandalf, da trilogia Senhor dos Anéis, para reforçar a estupefação em relação aos números apresentados no Norte de Portugal.

Fonte: YouTube

Segundo um artigo da Wikipédia, as PM10 “são um tipo de partículas inaláveis, de diâmetro inferior a 10 micrómetros (µm), e constitui um elemento de poluição atmosférica. Podem penetrar no aparelho respiratório, provocando inúmeras doenças respiratórias e algumas podem ainda entrar na corrente sanguínea, provocando doenças cardíacas graves, como paragens cardiovasculares”.

Populares