Quais os concelhos onde se paga mais e menos pela água no distrito de Braga? Há diferença de 342 euros

Estudo da Deco Proteste
Foto: Ilustrativa / DR

No distrito de Braga, o intervalo de variação da fatura global da água (abastecimento, saneamento e resíduos sólidos urbanos) nos 14 municípios para consumos anuais de 120 m3 é de 342,72 euros entre o município com preço mais elevado (Celorico de Basto) e mais baixo (Terras de Bouro), revelou hoje um estudo da Deco Protesto.

Segundo a mesma fonte, o ‘top 3’ dos concelhos com preços mais elevados é composto, assim, por Celorico de Basto (451,1 euros por 120m3), Esposende (414,10 euros) e Fafe (403,94 euros). Os concelhos mais baratos são Terras de Bouro (108,38 euros), Amares (218,36 euros) e Braga (256,30 euros). Cenário tendo em conta a tarifa em vigor no mês de junho de 2024, sem IVA ou taxas (TRH, TGR).

A Deco Proteste analisou a dispersão tarifária a nível nacional, tendo concluído que os serviços de abastecimento, saneamento e resíduos sólidos atingem uma diferença de 400 euros na fatura global entre concelhos do continente para o mesmo consumo de 120 m3 anuais.

No caso do consumo anual de 180 m3, esta disparidade entre concelhos com a fatura global mais baixa e a mais alta intensifica para mais de 650 euros de diferença. 

“A Deco Proteste não encontra justificações válidas para estas disparidades, que não se explicam apenas por diferenças nos investimentos em reabilitação de redes ou por ineficiências na gestão dos sistemas. A organização de consumidores alerta ainda para a insustentabilidade financeira de alguns serviços, com coberturas de gastos muito baixas, o que também não é desejável”, refere o comunicado enviado a O MINHO.

“Apesar do cenário preocupante, a DECO PROTeste saúda o reforço dos poderes da ERSAR na regulamentação tarifária a partir de 2026, acreditando na futura harmonização e rejeitando aumentos de preços baseados em ineficiências, secas ou inundações, defendendo uma maior justiça no acesso a serviços essenciais”, conclui.

A Deco Proteste disponibiliza uma ferramenta online no Portal da Sustentabilidade com a comparação das tarifas e informação que visa responder às questões dos consumidores dos 308 municípios, incluindo Continente e Ilhas.

O mapa interativo pode ser consultado aqui.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x