Quadro da Segurança Social de Viana substitui diretor demitido após processo disciplinar

Quadro da segurança social de viana substitui diretor demitido após processo disciplinar

O Instituto da Segurança Social (ISS) anunciou esta segunda-feira a nomeação de Cristina Oliveira, quadro do Centro Distrital de Viana do Castelo, como nova diretora daquele serviço após a demissão do anterior responsável na sequência de um processo disciplinar.

Em comunicado enviado à agência Lusa, o Instituto da Segurança Social (ISS) revelou que “o despacho de nomeação produz efeitos a partir do dia desta segunda-feira“.

Cristina Gonçalves Rodrigues Oliveira é licenciada em Direito e em Relações Internacionais.

O ISS adiantou que a nova responsável tem “um percurso profissional de 18 anos no Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo, tendo exercido as funções de diretora de Unidade de Prestações e Atendimento, de diretora da Unidade de Previdência e Apoio à Família, assessora técnica da direção, de diretora distrital de Apoio e Logística do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) e ainda de coordenação da organização e gestão de pessoal do ex-centro regional de Segurança Social de Viana do Castelo.

O afastamento do anterior diretor do Centro Distrital de Viana do Castelo, Paulo Órfão foi anunciado à Lusa, em julho, pelo Instituto da Segurança Social (ISS) alegando “prática de atos de gestão merecedores de censura disciplinar.

Segundo o ISS, em causa estão, nomeadamente, atos de gestão relacionados com processos em que Paulo Órfão “se encontrava legalmente impedido de intervir, em virtude de relações de proximidade familiar“.

Em resposta enviada à Lusa, o ISS adiantou que abriu, em junho de 2016, um processo de inquérito, no seguimento de uma pergunta efetuada em sede parlamentar.

O inquérito concluiu pela existência de diversas irregularidades, propondo a instauração de procedimento disciplinar.

No final, foi decidido a pena de suspensão de 90 dias.

O ISS informou que, por força do Estatuto do Pessoal Dirigente dos Serviços e Organismos da Administração Pública, a aplicação da pena disciplinar “tem como consequência legal a cessação da comissão de serviço” do diretor do Centro Distrital de Segurança Social de Viana do Castelo.

Na altura, a Lusa tentou ouvir Paulo Órfão, mas não foi possível.

Diretor da Segurança Social de Viana do Castelo desde 2014, Paulo Órfão é militante do PSD e foi, até 25 de dezembro de 2016, presidente da Junta de Freguesia de Amonde, cargo a que nessa data renunciou, por razões pessoais e familiares.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Braga. Executivo municipal discute admissão de 38 funcionários para as escolas

Braga. Executivo Municipal discute admissão de 38 funcionários para as escolas

Próximo Artigo
Incêndios. Mais de 442 mil hectares ardidos no pior ano de sempre em portugal

Incêndios. Mais de 442 mil hectares ardidos no pior ano de sempre em Portugal

Artigos Relacionados