Arquivo

Putin cancela assalto à resistência em Mariupol mas mantém bloqueio

Guerra
Putin cancela assalto à resistência em mariupol mas mantém bloqueio

O presidente russo, Vladimir Putin, cancelou hoje a ordem de assalto ao complexo industrial Azovstal, reduto da defesa ucraniana em Mariupol, mas mantém o bloqueio à zona.

“Considero inapropriado o assalto proposto à zona industrial. Ordeno o cancelamento”, disse o chefe de Estado dirigindo-se ao ministro da Defesa, Serguei Shoigu, durante uma reunião governamental transmitida pela televisão pública russa Rossia 24.

Calcula-se que se encontram cerca de dois mil ucranianos, entre civis e elementos do Batalhão Azov na área industrial Azovstal na cidade de Mariupol assediada pelos invasores russos desde o princípio da campanha militar da Ucrânia.

Na mesma transmissão, o presidente russo afirmou que as forças de Moscovo alcançaram como “êxito” o controlo da cidade portuária ucraniana.

“O trabalho final de libertar Mariupol é um sucesso”, disse ainda Vladimir Putin ao ministro da Defesa, depois de comunicar a Serguei Shoigu que um ataque contra o complexo fabril Azovstal “não é apropriado” e que era necessário sitiar “a área de tal forma para que nem uma ‘mosca possa passar”.

A Rússia lançou em 24 de fevereiro uma ofensiva militar na Ucrânia que já matou mais de dois mil civis, segundo dados da ONU, que alerta para a probabilidade de o número real ser muito maior.

A ofensiva militar causou já a fuga de mais de 12 milhões de pessoas, mais de 5 milhões das quais para fora do país, de acordo com os mais recentes dados da ONU – a pior crise de refugiados na Europa desde a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Oms diz que novos casos e mortes por covid-19 caíram na semana passada

OMS diz que novos casos e mortes por covid-19 caíram na semana passada

Próximo Artigo
Fc porto pode festejar título no minho caso sporting falhe vitória no bessa

FC Porto pode festejar título no Minho caso Sporting falhe vitória no Bessa

Artigos Relacionados