Seguir o O MINHO

Ave

PS/Vieira do Minho propõe “cartão de bombeiro”, câmara diz que é “fait divers”

em

Os vereadores do PS na câmara de Vieira do Minho propuseram esta sexta-feira a criação do Cartão de Bombeiro Voluntário, que conferiria um conjunto de isenções e benefícios a quem tem tem esse estatuto no concelho.

Na resposta, o presidente do executivo, António Cardoso (PSD/CDS), disse que a proposta do PS é um mero “fait divers”, adiantando que os bombeiros do concelho já beneficiam de praticamente todos os descontos preconizados pelos socialistas.

“Se estão tão preocupados com os bombeiros, por que é que, quando estavam no poder, não criaram esse cartão que agora reclamam? Se estão tão preocupados com os bombeiros, por que é que, quando eram poder, não lhes pagavam os subsídios a tempo e horas?”, questionou António Cardoso.

Em comunicado, o PS refere que já tinha proposto por três vezes a criação do Cartão de Bombeiro Voluntário, voltando-o agora a fazer nas vésperas da inauguração do novo quartel dos Bombeiros de Vieira do Minho, marcada para domingo.

Os socialistas desafiam mesmo o presidente da câmara a anunciar a criação do cartão na sessão solene que se realizará no domingo.

A proposta do PS prevê, entre outras benesses, a isenção no pagamento de taxas de licenças de construção, a aplicação de um desconto de 30 por cento na tarifa de água, saneamento e recolha de resíduos sólidos e o acesso gratuito ao pavilhão municipal e aos espetáculos culturais.

“Os bombeiros já têm o seu próprio cartão e, com ele, já usufruem da maior parte destes descontos”, contrapôs o presidente da câmara.

António Cardoso disse estranhar este “súbito” interesse do PS pelos bombeiros, sublinhando que, quando tomou posse, em finais de 2013, ainda estava por pagar quase metade do subsídio do município à corporação referente a 2012.

Acrescentou que, durante o mandato autárquico anterior, liderado por Jorge Dantas, atual líder concelhio do PS, os Bombeiros de Vieira do Minho viram o seu quadro de voluntários reduzido “para menos de metade”.

logo Facebook Fique a par das Notícias de Vieira do Minho. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

Populares