Um grupo de jovens, com idades compreendidas entre 17 e 23 anos, foram identificados pela PSP por suspeitas de mais de uma dezena de furtos em residências, garagens e estabelecimentos comerciais, nas áreas de Viana do Castelo e de Ponte de Lima.
Um dos suspeitos, de 18 anos, foi detido por posse de arma proibida. Os restantes quarto membros do grupo – três homens e uma mulher – foram identificados e constituídos arguidos.
De acordo com o comunicado da PSP, o grupo operava de “forma organizada” e começou a ser investigado em dezembro de 2024. A operação permitiu a identificação dos autores dos ilícitos em foco, apreensão de meios de prova, assim como a recuperação de artigos furtados.
A Polícia realizou duas buscas domiciliárias e uma busca não domiciliária, nas áreas de Viana do Castelo e Ponte de Lima, tendo apreendido equipamento informático (computadores portáteis, monitores, placas gráficas, entre outros artigos); equipamento multimédia (máquina de filmar digital; gravador); telemóveis; malas com ferramentas diversas (elétricas e outras); diversas peças de vestuário e calçado de marcas conceituadas (calças; calções; camisolas; casacos; chinelos…); uma arma proibida (faca de abertura automática); duas espingardas de ar comprimido; munições de diferentes calibres; veículo automóvel; capacetes, viseiras e óculos para motociclistas; diversos depósitos com combustível; equipamento musical; equipamentos e ferramentas utilizadas na prática dos ilícitos.
A operação policial, realizada pela Esquadra de Investigação Criminal, do Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Distrital de Viana do Castelo, visou “promover a ordem e tranquilidade pública, de modo a reforçar o sentimento de segurança dos cidadãos”.