Seguir o O MINHO

Braga

PSP de Braga avisa que vai estar atenta ao Enterro da Gata (e deixa conselhos)

Festa académica começa no sábado

em

Foto: DR / Arquivo

A PSP de Braga avisou hoje que vai estar atenta ao Enterro da Gata, a festa dos estudantes da Universidade do Minho, que começa no próximo sábado e se prolonga até ao dia 13 de maio, no Altice Forum.

Em comunicado enviado a O MINHO, o Comando Distrital da PSP Braga adianta que “vai dar uma atenção especial às zonas em que decorrerão os principais eventos da academia bracarense, com especial incidência para a zona envolvente ao Altice Forum, de modo a tentar impedir que sejam cometidos ilícitos, garantindo assim a segurança de todos”.

Para que “os festejos sejam vividos num clima de maior segurança”, a PSP apela aos estudantes que privilegiem a deslocação nos autocarros especialmente fretados pelo promotor do evento; não aceitem boleias de desconhecidos, nem de quem esteja sob a influência de álcool ou de estupefaciente; sempre que possível desloquem-se em grupo e não deixem nenhum amigo para trás; não aceitem bebidas de pessoas que não conheçam e nunca percam de vista os seus copos; moderem o consumo de bebidas alcoólicas para garantir que não serão vítimas fáceis de crimes; caso algo anormal aconteça, mantenham a calma, tentem memorizar o maior número de coisas e contactem as autoridades.

Três anos depois, as Monumentais Festas do Enterro da Gata 2022 estão de volta com nomes sonantes da música nacional, entre os quais os minhotos Quim Barreiros e Chico da Tina.

Dois anos de pandemia afastaram os moldes habituais desta festa académica que, refere a organização, “não quer outra vez arroz”, e propôs-se a lembrar alguns dos temas que afetam a comunidade estudantil, afirmando que a “Gata está desgostosa”.

O “recorrente adiamento de medidas que se assumem como urgentes, como o reforço do alojamento estudantil, a redução e consequente fim das propinas e a abolição das taxas e emolumentos” são algumas das inquietações que a “Gata” traz para este “enterro”.

Mas outros temas, como a igualdade de género ou os “abusos nos estágios não remunerados”, ou a guerra na Ucrânia também são trazidos à lembrança.

Entre os nomes mais sonantes do cartaz para a edição de 2022 estão dois minhotos: Quim Barreiros, notável músico de Vila Praia de Âncora que atua no dia 11, e Chico da Tina, trapstar do Alto Minho, natural de Viana do Castelo, que sobe ao palco em 09 de maio. ProfJam abre as cerimónias no dia 07, cabendo o encerramento a Diogo Piçarra, no dia 13.

Populares